Engajamento com o Setor Privado
A USAID tem um longo histórico de trabalho voltado à conservação da biodiversidade da Amazônia brasileira por meio de parcerias com o governo e a sociedade civil. Em 2014, ao deixar seu papel de doador tradicional voltado à assistência ao desenvolvimento, a USAID/Brasil transformou-se em uma missão de “Parcerias Estratégicas”. Desde então, tem catalisado parcerias transformadoras”.
A USAID tem um longo histórico de colaboração com o setor privado, intensificada em 2007 por meio da Plataforma Mais Unidos que reuniu empresas norte-americanas com o objetivo comum de investir em educação para preparar a juventude brasileira para uma economia global.
A partir destas experiências, a USAID/Brasil desenvolveu a Plataforma de Parceiros pela Amazônia (PPA) para catalisar a economia amazônica e promover comunidades sustentáveis empoderadas e que conservem a biodiversidade, as florestas e os recursos naturais. A missão da PPA é estabelecer parcerias com empresas privadas para desenvolver e identificar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade da Amazônia. Para mais informações sobre a PPA visite www.ppa.org.br . Empresas comprometidas com a conservação da biodiversidade na Amazônia e com a promoção do desenvolvimento sustentável podem participar da PPA.
Amazon Biodiversity Fund (ABF) Brasil
Como parte de sua Política de Engajamento com Setor Privado, a USAID tem apoiado iniciativas do setor nos esforços de conservação da Amazônia Brasileira e promovido modelos mistos de financiamento para superar desafios e riscos inerentes a fundos deste tipo. A USAID está promovendo novos modelos de desenvolvimento que podem ganhar escala e ser replicados no futuro, por toda a Amazônia, outras regiões do Brasil e no resto do ocidente.
O ABF busca superar desafios financeiros enfrentados por startups e projetos em fase inicial na Amazônia, oferecendo investimentos de impacto de longo prazo para financiar negócios sustentáveis. O fundo pretende enfrentar os desafios financeiros inerentes, fornecendo capital flexível e de longo prazo para negócios sustentáveis que buscam um impacto transformacional e positivo na biodiversidade e nas comunidades da Amazônia.