Engajamento com o Setor Privado

A USAID tem um longo histórico de trabalho voltado à  conservação da biodiversidade da Amazônia brasileira por meio de parcerias com o governo e a sociedade civil. Em 2014, ao deixar  seu papel de doador tradicional voltado à assistência ao desenvolvimento, a USAID/Brasil transformou-se em uma missão de “Parcerias Estratégicas”. Desde então, tem catalisado parcerias transformadoras”.

A USAID tem um longo histórico de colaboração com o setor privado, intensificada em 2007 por meio da Plataforma Mais Unidos que reuniu empresas norte-americanas com o objetivo comum de investir em educação para preparar a juventude brasileira para uma economia global.

A partir destas experiências, a USAID/Brasil desenvolveu a Plataforma de Parceiros pela Amazônia (PPA) para catalisar a economia amazônica e promover comunidades sustentáveis empoderadas e que conservem a biodiversidade, as florestas e os recursos naturais. A missão da PPA é estabelecer parcerias com empresas privadas para desenvolver e identificar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade da Amazônia. Para mais informações sobre a PPA visite www.ppa.org.br . Empresas comprometidas com a conservação da biodiversidade na Amazônia e com a promoção do desenvolvimento sustentável podem participar da PPA.

Além do desenvolvimento da Plataforma, que engaja diversas empresas, a USAID/Brasil também desenvolveu parcerias bilaterais como as com a Mineração Rio do Norte (MRN), dentro do Programa Territórios Sustentáveis , e com o Google, dentro do Programa Novas Tecnologias. Para saber mais sobre nosso trabalho com o setor privado, leia este folder. 

 

Althelia Biodiversity Fund (ABF) Brasil

Como parte de sua Política de Engajamento com Setor Privado, a USAID tem apoiado iniciativas do setor nos esforços de conservação da Amazônia Brasileira e promovido modelos mistos de financiamento para superar desafios e riscos inerentes a fundos deste tipo.A USAID está promovendo novos modelos de desenvolvimento que podem ganhar escala e ser replicados no futuro, por toda a Amazônia, outras regiões do Brasil e no resto do ocidente.

O Fundo de Biodiversidade (ABF - FIP), foi lançado formalmente por Althelia Funds, o gestor do ABF, em novembro. Para mais informações,  o Gestor do Fundo, Nick Oakes, (nick.oakes@althelia.com) deve ser contatado. O fundo foi lançado em conjunto com a expansão da Plataforma de Parceiros pela Amazônia no Pará.

O fundo de Biodiversidade foi co-desenhado por Althelia Funds com parceiros estratégicos brasileiros. Trata-se de fundo de investimento de impacto liderado pelo setor privado, e capitalizado majoritariamente por investimentos privados.

Saiba mais