Fortalecendo as capacidades do Brasil em gerenciamento, resposta e prevenção a incêndios - 04/2018

Uma equipe do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) esteve no Parque Nacional Serra da Canastra entre 16 e 20 de abril para ministrar um curso de gestão de incêndios para líderes de brigadas de incêndio experientes do ICMBio.

Entre os objetivos do curso estavam fortalecer a capacidade de Planejamento e implementação de fogo controlado para reduzir riscos de incêndios catastróficos e proteger áreas sensíveis.

A aplicação de fogo em situações específicas e controladas é uma ferramenta importante para áreas protegidas em biomas como Cerrado e Amazônia, onde incêndios causados pelo homem são a principal causa de fogo em Unidades de Conservação durante a estação da seca.

Os alunos aprenderam técnicas de controle da gravidade de incêndios. O Servico Florestal dos EUA, parceiro da PCAB busca com estas ações ampliar a capacidade do ICMBio em seus esforços de conter incêndios em áreas protegidas, transmitir conhecimento adquirido em gestão de incêndios e criação de resiliência nestas áreas.

Além dos treinamentos em março e abril de 2018, um Seminário de Gerenciamento de Desastres será ministrado este ano em em outubro haverá um intercâmbio sobre fogo controlado.