Turismo de base comunitária discutido por representantes de sete países em seminário - 05/2018
Rio Branco sediou o Quinto Seminário de Turismo em Áreas Protegidas na Amazônia entre os dias 7 e 9 de maio. As discussões e trocas giraram em torno de boas práticas para turismo de base comunitária na Bacia Amazônica.
Além do Serviço Florestal dos EUA (USFS) e do ICMBio, o evento da PCAB contou com a participação do governo do estado, Universidade Federal do Acre e Colorado State University.
Cerca de 130 representantes de sete países – Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Canadá, EUA e Brasil – enviaram funcionários de governos federais e estaduais, comunidades indígenas, ONGS, universidades e setor privado.
A importância e o potencial do turismo de base comunitária para populações indígenas como fonte de renda para áreas protegidas foram bastante discutidos e o relatório final contribuirá para políticas públicas federais que apoiem a implementação deste tipo de turismo na Amazônia.
Ângela Mendes, filha de Chico Mendes, falou aos participantes sobre o legado do pai, responsável pela criação da primeira Reserva Extrativista do país. Em dezembro de 2018, o assassinato do líder seringueiro completa 30 anos.