PPA lança estudo com recomendações para investimentos em P&D na Amazônia

A Amazônia Legal, formada por nove estados, tem o potencial de aumentar o volume de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em até 30%, utilizando os incentivos fiscais oferecidos na Zona Franca de Manaus. De acordo com a nova Lei de Informática, aprovada em junho pelo Congresso, ficou mais fácil para empresas do hub industrial de Manaus investirem em pesquisa e inovação. No entanto, ainda há barreiras para atrair mais recursos para P&D, cujo potencial estimado pode chegar a US$ 100 milhões. A falta de projetos robustos e bem elaborados e a dificuldade de acesso às informações sobre esses recursos são alguns dos desafios, de acordo com os especialistas e empresários que participaram do lançamento do estudo “Caminhos para o investimento sustentável na Amazônia”, durante o Impact Hub, em Manaus no dia 31 de julho.

“O objetivo principal do estudo – e da PPA – é auxiliar as empresas baseadas no Polo Industrial de Manaus a aplicar parte dos recursos oriundos das obrigações fiscais da ZFM em projetos de empreendedorismo, negócios e startups voltados à bioeconomia e ao uso sustentável dos recursos naturais na Amazônia”, completa Mariano Cenamo. ,. A publicação é um produto da Plataforma de Parceiros pela Amazônia (PPA), que reúne representantes de empresas e instituições do setor público engajadas em promover investimento no desenvolvimento sustentável da região.

Um das formas de se reduzir o déficit identificado foi a criação de programas de capacitação para melhorar a qualidade dos projetos e ajudar a startups da Amazônia a buscarem o financiamento necessário. O estudo está disponível no site do Idesam.