Lideranças quilombolas visitam Estados Unidos para conhecer projetos sobre proteção dos direitos de minorias

A USAID/Brasil colaborou com o Departamento de Estado Americano para enviar quatro lideranças quilombolas e um representante da ECAM para os Estados Unidos como parte do projeto: Proteção dos Direitos de Grupos Minoritários do Programa Internacional de Liderança. O grupo visitou Washington, Tulsa e Miami para conhecer diversos atores.

A visita permitiu que aos participantes entender como é a política doméstica de inclusão social dos Estados Unidos, particularmente dos grupos Afro-Americanos e Nativo Americanos, como é a posição do país sobre a proteção e promoção dos direitos de minorias e populações pouco representadas. Além de fortalecer os laços entre o Brasil e os Estados Unidos ao promover relacionamentos institucionais entre o governo, organizações da sociedade civil e outras instituições americanas e brasileiras que trabalham para promover e proteger os direitos dos quilombolas 

Lançado em 1940, o Programa Internacional de Liderança busca construir um entendimento mútuo entre os EUA e outras nações por meio de visitas profissionais cuidadosamente planejadas para líderes estrangeiros. Essas visitas refletem o interesse profissional do visitante e apoiam os objetivos da política externa americana. Os encontros promovem crescente entendimento das influências políticas e culturais na sociedade americana, bem como contato direto com os povos e cultura dos Estados Unidos.