Série de vídeos: Nossa Terra, fortalecendo instituições indígenas no sul do Amazonas

O projeto Nossa Terra, desenvolvido com o objetivo de fortalecer o protagonismo de comunidades da Amazônia na implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI), virou tema de uma série disponível em redes sociais (veja aqui) e que também foi exibida pela UnB TV (emissora ligada à Universidade de Brasília). Em oito vídeos, narrados pelas lideranças indígenas, são mostrados os resultados das ações de fortalecimento da proteção territorial indígena, com impactos positivos na produção sustentável, geração de renda e conservação da biodiversidade. 

Apoiado pela USAID/Brasil dentro da Parceria para Conservação da Biodiversidade da Amazônia (PCAB), o Nossa Terra foi implementado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e pela Operação Amazônia Nativa (OPAN). Desenvolvido entre outubro de 2016 e setembro de 2019, o trabalho contou com oficinas, cursos de capacitação e apoio a atividades com base em propostas construídas juntamente com as lideranças indígenas. 

Envolveu sete associações no sul do Amazonas, valorizando seus conhecimentos tradicionais e promovendo o bem-viver desses povos com o fortalecimento institucional de suas organizações. O projeto contribuiu com a implementação da PNGATI em cerca de 50 Terras Indígenas (TIs), onde 34 comunidades foram apoiadas na melhoria de cadeias de valor do açaí, da castanha-do-brasil, farinha, manejo do pirarucu, além da implantação de sistemas agroflorestais e qualificação de artesanato. Foram beneficiados 918 indígenas, sendo 1/3 de mulheres.

Desde que começaram a ser publicados, no Dia Mundial do Meio Ambiente (em 5 de junho), os vídeos foram amplamente divulgados por meio do Youtube, Instagram e Facebook, onde chegaram a atingir mais de 28.800 pessoas, com quase 2 mil engajamentos. Um dos vídeos faz uma apresentação do Nossa Terra e os outros sete, mais curtos, mostram o impacto do projeto em cada uma das associações indígenas. Confira:

Associação do Povo Indígena Tenharim Morogitá – APITEM

Organização do Povo Indígena Parintintim do Amazonas – OPIPAM

Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi de Pauini – OPIAJ

Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi de Boca do Acre – OPIAJBAM

Associação do Povo Indígena Jiahui – APIJ

Associação do Povo Indígena Tenharim do Igarapé Preto – APTIPRE

Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus – FOCIMP