22 de Maio: Dia Internacional da Biodiversidade

A conservação da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, e de sua biodiversidade é uma prioridade global e essencial na regulação do clima do planeta. Uma em cada 10 espécies de seres vivos é nativa da região. A floresta e suas riquezas naturais serão especialmente lembradas no próximo 22 de maio, que marca o Dia Internacional da Biodiversidade.

A principal atividade da missão da  USAID no Brasil são projetos que contribuam para a conservação da biodiversidade da floresta amazônica e incentivem a geração de renda sustentável para as comunidades que nela vivem. Desde 2016, a USAID promove a Parceria para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia (PCAB), que reúne grande rede de organizações públicas e privadas para assegurar a preservação da floresta e melhorar a qualidade de vida de indígenas e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas.

O último Global Report Risk, do Fórum Econômico Mundial, apontou a perda de biodiversidade no mundo como um dos 5 maiores riscos para a estabilidade econômica e política dos próximos 10 anos. Essa perda contribui com o desequilíbrio dos ecossistemas, com impacto em eventos climáticos, como volume de chuvas. 

Conheça algumas histórias de projetos apoiados pela PCAB que contribuem para a preservação da biodiversidade e melhoria das condições socioeconômicas das populações indígenas e tradicionais, ajudando assim a preservar a floresta em pé.

  • Para preservar espécies de quelônios, principalmente as tartarugas da Amazônia, ameaçadas de extinção, moradores participam de projetos de monitoramento que têm garantido maior número de animais na natureza, como às margens do Rio Trombetas
  • Por meio de uma marca coletiva, o Gosto da Amazônia foi criado para promover a comercialização conjunta do pirarucu selvagem de manejo, com práticas sustentáveis de produção. Com a pesca controlada, a quantidade de peixes na região aumentou nos últimos anos, evitando que a espécie ficasse na lista de ameaçadas. 

Saiba mais sobre a PCAB e os projetos apoiados pela parceria em https://pcabhub.org/pt-br