Oficina Data Sprint – Novas Tecnologias – “Sharing Worlds”
Na primeira semana de Julho, jovens Quilombolas de Oriximiná, no Pará, tiveram a oportunidade de aprender a usar dados e estatísticas para melhorar a vida de sua comunidade. Eles participaram em uma oficina de Data Sprint promovida pelo ECAM em parceira com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), com o apoio da USAID por meio dos Programas de Novas Tecnologias e Territórios Sustentáveis. Os jovens aprenderam a utilizar pesquisas estatísticas para identificar problemas comunitários e construir Planos de Vida, e planos de gerenciamento do território de longo prazo.
A oficina marcou uma nova fase no programa de Novas Tecnologias e Comunidades Tradicionais chamada “Sharing Worlds”. Nesta nova fase, os dados coletados pela comunidades são analisados e utilizados para ajudá-los a compartilhar suas realidades com o mundo e criar colaborações para identificar soluções para os desafios apresentados. O objetivo é oferecer ferramentas tecnologias para que os jovens das comunidades possam sistematizar e estruturar suas necessidades, como saneamento básico, água potável, educação, serviços de saúde, entre outros.
O data sprint apresenta dados rapidamente e de forma objetiva, provendo uma base para a busca de soluções ou direções a serem tomadas. Por sua vez, os dados poderão ser estudados por meio de modelagem matemática e estatística. Os jovens poderão estruturar os planos de vida de sus comunidades e desenvolver projetos a serem apresentados ao governo, empresas e outros instituições interessadas em formar parcerias para resolver os problemas.