Nossa Terra selecionou 17 projetos relacionados à implementação da PNGATI no Sul do Amazonas

O edital selecionou projetos voltados  ao fortalecimento de processos produtivos, valorização cultural, monitoramento de território, entre outros receberem apoio financeiro e técnico. Os escolhidos mostraram que seus objetivos e atividades fazem parte de um processo de decisão e gestão coletiva da comunidade. Outros são voltados para a melhoria e  apoio de ações que já são realizadas pelas comunidades, desde que estejam direcionadas para a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) no Sul do Amazonas.

Este foi o segundo edital lançado pelo projeto Nossa Terra. Durante o ano de 2018 foram apoiados outros 17 projetos de comunidades.

O objetivo da iniciativa é promover a melhoria na qualidade de vida dos indígenas das calhas dos rios Purus e Madeira. O Programa de Pequenos Projetos apoia o esforço que já vem sendo realizado pelas organizações e povos indígenas locais quanto a implementação da PNGATI na região por meio do fortalecimento dessas instituições.

A iniciativa faz parte do projeto Nossa Terra: Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas do Sul do Amazonas. O projeto é implementado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) com apoio da USAID, em parceria com as principais organizações indígenas do Sul do Amazonas, com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Conheça os selecionados.