Agentes ambientais e lideranças indígenas recebem curso de capacitação em informática

Entre os dias 1º e 5 de abril, foi realizado na aldeia Canavial, na terra indígena Ipixuna, no Amazonas, um minicurso de noções básicas de informática e oficina de GPS. O objetivo do curso foi capacitar Agentes Ambientais Indígenas (AAIs), lideranças e jovens moradores da comunidade no manuseio do Microsoft Excel, Word e Power Point, além de noções de GPS para Gestão do Território.

O trabalho com o GPS irá ajudar na realização de mapeamentos da TI, como para georreferenciamento dos castanhais e açaizais. As outras ferramentas serão utilizadas na gestão de informação, como por exemplo para a criação de planilhas e bancos de dados das informações coletadas em campo pelos AAI’s, na formulação dos relatórios das atividades de monitoramento territorial e da produção de castanha do Brasil e açaí.

A iniciativa faz parte de um dos pequenos projetos apoiados pelo Nossa Terra: Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas do Sul do Amazonas. O projeto é implementado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) com apoio da PCAB, em parceria com as principais organizações indígenas do Sul do Amazonas, com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Saiba mais