Parceiros da PPA discutem negócios sustentáveis em fórum de investimento de impacto

A Plataforma de Parcerias para a Amazônia (PPA) participou de duas discussões no Fórum de Finanças Sociais e Investimento de Impacto em São Paulo, nos dias 6 e 7 de junho, com mais de mil participantes de várias partes do mundo. Este foi o segundo fórum e o primeiro a destacar o potencial de investimentos sociais na região amazônica sob a liderança dos parceiros da PPA.

Denis Minev, diretor de Finanças e TI da Bemol/Fogás, grupo parceiro da PPA, explicou em sua apresentação que a economia na Amazônia está focada em exploração de florestas, mineração e criação de gado – atividades que causam impactos significativos sobre o meio ambiente. Para Minev, que exemplificou com iniciativas concretas de desenvolvimento sustentável, a transição do modelo é urgente. E é importante investir em iniciativas que garantam ganhos de produtividade em escala, aliados à conservação de recursos naturais. Uma matéria na revista Época Negócios cita a participação de Minev no fórum.

Na sessão "Negócios Socioambientais de Impacto na Amazônia”, o Coordenador da PPA, Mariano Cenamo, Pesquisador Sênior do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), frisou a necessidade de canalizar investimentos para novos negócios sustentáveis na Amazônia e elencou alguns dos gargalos para o desenvolvimento de negócios de impacto socioambientais na região: dificuldades logísticas como acesso à energia, comunicação e transporte regulamentações que dificultam o empreendedorismo e condição social das populações locais, para quem o desmatamento e a degradação da florestal estão entre as únicas opções de geração de renda no curto prazo.

Para o Representante da USAID no Brasil, Michael Eddy, “O fórum foi uma boa oportunidade de engajamento de novos parceiros e investidores potenciais para o Fórum de Investimentos Sociais da Amazônia, em novembro, patrocinado pela PPA.”