Território Médio Juruá

Com apoio da USAID e em parceria com Natura e Coca-Cola Brasil, a SITAWI – organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras – faz a gestão de um projeto de desenvolvimento na região do Médio Juruá, em Carauari, no Amazonas. A área tem 64 comunidades ribeirinhas concentradas em duas Reservas Extrativistas: Resex Médio Juruá e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari.
O plano tem duas vertentes: investimento nas cadeias produtivas da sociobiodiversidade e execução de projetos de progresso social que priorizem a sustentabilidade ambiental e contribuam para a conservação da biodiversidade dentro e fora das reservas.
O projeto é implementado em conjunto com o Fórum de Desenvolvimento Territorial do Médio Juruá, do qual fazem parte, entre outras, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a Associação de Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), a Associação de Moradores Extrativistas da Reserva Uacari (AMARU), a Associação de Moradores Extrativistas da Comunidade de São Raimundo (AMECSARA) e a Associação de Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá (ASMAMJ).‌

Foto: Rob Packer / SITAWI