Chefs visitam a Amazônia para conhecer a pesca do Pirarucu de manejo

Um grupo de nove chefs do Rio de Janeiro visitou em julho as terras indígenas dos Paumari, no Amazonas, para acompanhar a pesca e o processamento do Pirarucu de manejo. A viagem faz parte do projeto “Gosto da Amazônia – saber que preserva a floresta”, fruto de uma parceria entre as instituições de manejo, o Instituto Maniva, e o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SINDRIO) e que tem apoio técnico do Serviço Florestal dos Estados Unidos. 

A visita de uma semana contou com visita aos lagos de manejo, acompanhamento do processamento do pirarucu, realização de experimentos culinários e trocas de informação com as diferentes instituições que fazem parte do projeto. “O fato de estarmos no mesmo barco, literalmente, com pessoas de diferentes elos da cadeia, com seus saberes e perspectivas, foi o diferencial dessa visita de campo. Escutar verdadeiras aulas de antropologia e outras ciências, misturadas com um bom dedo de prosa, trouxe para todos nós uma noção de responsabilidade inédita”, disse a chef Teresa Corção, que atua na coordenação do Projeto “Gosto da Amazônia”. 

Segundo Adevaldo Dias – do Memorial Chico Mendes e da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc),A ida dos chefs permitiu que eles entendessem melhor o contexto de proteção da natureza e modo de vida das populações tradicionais que jamais teriam conhecido se não tivessem feito esta visita. Pudemos perceber claramente que todos que estiveram ali se sensibilizaram porque viveram esta experiência. Com esta sensibilização estamos confiantes que a venda do pirarucu vai aumentar no Rio de Janeiro.”

 

Leia mais sobre a visita no site do projeto.

 

Saiba mais sobre o projeto