Nossa Floresta Nossa Casa recebe USAID de braços abertos

Representantes da USAID/Brasil, PPA e Forest Trends visitam projeto
Projeto incentiva cadeias da castanha, do açaí, do cacau e do artesanato

Abril, 2023 - Uma equipe com representantes da USAID/Brasil, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e Forest Trends visitou neste mês quatro Terras Indígenas (TIs) no estado de Rondônia para a avaliação anual do projeto Nossa Floresta Nossa Casa.

O grupo se reuniu com beneficiários e organizações nas TIs Kwazá, Tubarão Latundê e Sete de Setembro para observar o impacto de algumas atividades das cadeias de valor apoiadas pelo projeto – castanha, açaí, cacau e artesanato. As conversas trataram da governança territorial e de iniciativas de restauração de áreas.

Houve ainda uma roda de conversa com a organização de artesanato de abrangência estadual, a Tecê, e  com a Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (AGIR).

O Nossa Floresta Nossa Casa faz parte da modalidade Desenvolvimento Territorial do portfólio da PPA. Foi idealizado e implementado pela Forest Trends e Greendata, em parceria com PPA, USAID e Alliance Bioversity/CIAT. O projeto visa o fortalecimento das iniciativas e governança econômicas indígenas nas TIs,  além da articulação de parcerias comerciais com base em princípios de comércio ético. 

“Foi importante para mim ir a Rondônia e ver o trabalho que a Forest Trends e seus parceiros estão fazendo com as comunidades indígenas. O projeto Nossa Floresta Nossa Casa visa essa importante interseção de direitos e bem-estar dos povos indígenas e economia, melhorando as oportunidades das comunidades e o acesso ao mercado por meio de melhoria da qualidade da produção, treinamento e materiais básicos para a produção e processamento”, diz Catherine Hamlin, diretora do Programa Ambiental da USAID/Brasil.

Hamlin destacou o ângulo da governança territorial como um dos componentes fundamentais para a sustentabilidade de longo prazo das atividades das cadeias de valor baseadas na floresta. “Fiquei especialmente inspirada ao conhecer líderes indígenas que falam com orgulho sobre sua história, sua identidade e como o futuro de seus filhos é com a floresta ao seu redor. Essas são as vozes mais contundentes em defesa da floresta, por saberem o quanto as vidas humanas estão intimamente ligadas e dependentes de sua existência.”

Indígena que participa do projeto mostra plantação de cacau

Articulação - Outra visita realizada dentro do projeto Nossa Floresta Nossa Casa ainda no mês de fevereiro foi de integrantes da Urucuna a comunidades indígenas para fortalecer parcerias e articulações comerciais visando contribuir com a valorização da sociobioeconomia e a conservação da floresta em pé. 

A Urucuna é uma empresa que trabalha com produtos de bem-estar para casa, principalmente no ramo de velas artesanais com aromas de ambiente naturais. 

A visita contou com vivências de imersão no trabalho das artesãs por meio do acompanhamento do processo produtivo das velas – desde a colheita do tucumã e dos ouriços da castanha-do-Brasil até o processo artesanal realizado pelas mulheres indígenas. O encontro possibilitou ainda oficinas de empreendedorismo, gestão e precificação.