Oficina apoia quilombolas da Resex do Frechal no Maranhão na gestão dos Planos de Vida

Jovens e lideranças da Reserva Extrativista do Quilombo do Frechal no Maranhão participaram de oficina sobre análise de dados socioeconômicos e mapeamento nos dias 22 a 24 de fevereiro com profissionais do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados- IBPAD. 

Os 28 participantes vieram das comunidades de Rumo, Frechal, Deserto, Santiago, Santa Tereza, Bom Viver, Porto Nascimento, Colônia e Graça de Deus. O objetivo é que os quilombolas possam se apropriar de estratégias mais assertivas de ação em prol da sustentabilidade e qualidade de vida do quilombo, inclusive na proposição e cobrança de políticas públicas que atendam às realidades local. 

"É muito importante para  que a gente troque experiências entre as comunidades e saber que todos estamos engajados em uma mesma situação.  Isso é importante para mostrar também para o sistema tudo o que dizem sobre a gente. A nossa realidade é outra, temos as nossas dificuldades e nossas resistências, as políticas ás vezes não chegam até a gente e a gente sente grande dificuldade de acessar as políticas públicas. Cada comunidade tem uma realidade, umas já acessam mais políticas, outras já não têm este conhecimento, este curso nos deu uma base para podermos acessar nossos direitos”, contou José Ribamar, presidente da Associação de Moradores de Remanescentes de Quilombo Deserto, integrante do Conselho da Reserva Extrativista do Quilombo Frechal.

Esta ação consiste na terceira etapa de trabalho do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais e Programa Compartilhando Mundos desenvolvidos através da parceria entre a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas –CONAQ, Associação de Moradores da Reserva Extrativista do Quilombo Frechal- AMOREQUIF, Equipe de Conservação da Amazônia- ECAM , Google Earth Solidário e USAID. Durante as primeiras etapas do projeto, as comunidades reuniram diversas informações sobre seus territórios e populações utilizando tecnologias como o Google Maps e o ODK.