Parceiros da PCAB recebem prêmio de inovação social de programa das Nações Unidas

Aplicativo Castanhadora, desenvolvido pela Rede SEMEAR Castanha e manejo coletivo de pirarucu da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) receberam o prêmio Innovation Challenge do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O objetivo da premiação foi identificar experiências e metodologias de inovação alinhadas a cadeias de valor locais que pudessem ser ampliadas. Foram selecionados 12 projetos no Amazonas e no Piauí que receberão R$ 100 mil cada um para ampliação, aprimoramento e continuidade das iniciativas.

O aplicativo Castanhadora ajuda coletores de castanha a calcular valor de seu produto ao tornar mais fácil a identificação e contabilidade dos custos de produção. A tecnologia foi desenvolvido pelo Coletivo SEMEAR Castanha, rede que reúne conhecimentos e experiências em torno da castanha-do-Brasil a partir dos atores envolvidos na cadeia de valor. O grupo é composto por formandos do Formar Castanha, capacitação realizada pelo IEB com apoio da PCAB em 2017 e 2018, voltada à formação continuada em cadeias de valor sustentáveis.

O manejo coletivo do pirarucu é uma das principais fontes de renda das comunidades das Unidades de Conservação do Médio Juruá. A ASPROC foi premiada por seu trabalho para garantir o preço mínimo do pirarucu de manejo capturado na natureza e pela criação da marca Gosto da Amazônia, desenvolvida com o apoio do Serviço Florestal dos Estados Unidos. A organização coordena as etapas do manejo, do planejamento e da execução da pesca ao armazenamento e comercialização do pescado. Além do Programa, a PCAB também apoia ações de monitoramento do pirarucu nas Unidades de Conservação.

 

Saiba mais sobre a premiação