Plataforma Parceiros pela Amazônia – PPA

 

A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma plataforma de ação coletiva orgânica em expansão, liderada por empresas do setor privado cujo objetivo é desenvolver e identificar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia.

A Plataforma foi criada para alavancar investimentos, compartilhar boas práticas e experiências, fomentar parcerias e apoiar outros parceiros do setor privado a gerar soluções inovadoras. Mais de 40 empresas nacionais e internacionais de setores diversos já fazem parte da PPA, e novas empresas interessadas na região são bem-vindas.

O Brasil representa 60% da Bacia Amazônica, que engloba mais da metade das florestas tropicais remanescentes do mundo e abriga a maior mega biodiversidade do mundo. No entanto, a região gera apenas 8,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, criando pressões econômicas em seus recursos naturais.

Apesar da existência de recursos filantrópicos significativos para o desenvolvimento sustentável na Amazônia, as ameaças à biodiversidade continuam ou estão aumentando. São necessários novos modelos de desenvolvimento sustentável baseados no uso legal e sustentável dos recursos naturais - que também beneficiem as comunidades locais – para garantir conservação e desenvolvimento a longo prazo. 

Empresas privadas desempenham um papel chave na promoção de conservação de longo prazo por meio do desenvolvimento sustentável. O setor privado conhece as oportunidades de crescimento aliado a mudança social e preservação de recursos naturais. Essas oportunidades inspiraram a criação da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), lançada em dezembro de 2017, em Manaus. Desde então, a PPA se expandiu para o estado do Pará, mais do dobrou seu número de membros e conseguiu resultados expressivos, como a mobilização de mais de R$6 milhões em co-investimentos em capitais mistos.

A USAID catalisou a criação da Plataforma, e agora tem  o papel de facilitação, de convocação e engajamento de novos parceiros. A USAID também co-investe e co-financia iniciativas prioritárias da PPA, igualando os investimentos do setor privado. Como uma nova abordagem, para o Brasil e para a USAID, uma agenda robusta de aprendizado foi desenvolvida para identificar e compartilhar as lições aprendidas destes modelos de financiamento inovadores e plataformas de ação coletiva, para também avaliar como e de que forma a PPA alcança seus objetivos de impacto social e de biodiversidade de longo prazo.

Junto com os líderes empresariais da PPA, a USAID co-coordena a plataforma com apoio do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT). Diversas organizações brasileiras que coordenam e implementam os grupos de trabalho temáticas da PPA, incluindo IDESAM, ECAM, Instituto Peabiru e Sitawi. As quatro temáticas priorizadas pelas empresas da PPA incluem: 1) Aceleração e investimento em startups e negócios sustentáveis; 2) apoio ao desenvolvimento de bioeconomia no estado do Amazonas por meio de investimentos em pesquisa e desenvolvimento; 3) fortalecimento de cadeias de valor sustentáveis e aumento de compras locais; 4) facilitação de modelos de governança territorial integrada com múltiplos atores junto com mineradoras, comunidades, sociedade civil e governo locais, incluindo mecanismos de financiamento entre empresas e comunidades, além de abordagens de conservação de terras privadas que beneficiem o bem estar da comunidade.

A PPA é uma abordagem inovadora que incentiva o engajamento do setor privado dentro da Parceria para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia (PCAB) da USAID/Brasil, apoiando a PCAB ao estimular liderança e investimentos do setor privado na conservação da biodiversidade amazônica e desenvolvimento sustentável. O sucesso a longo prazo da PPA depende do comprometimento de seus líderes do setor privado e parceiros. A USAID contribuiu no desenvolvimento da PPA baseada na experiência e lições aprendidas com a parceria Mais Unidos. 

Leia o informativo sobre a PPA

Saiba mais no site da PPA

Engajamento com o setor privado.

 

Lançamento da PPA em Manaus. Foto: IDESAM