Conservação da biodiversidade envolve engajamento de ações voluntárias

Livro reúne boas práticas de programas desenvolvidos na Amazônia e outros biomas

Setembro, 2022 -  Engajar os cidadãos em ações de conservação socioambiental é uma das formas de ampliar as iniciativas para proteger a Amazônia. Com o objetivo de ampliar esse engajamento e fortalecer as boas práticas, o programa de voluntariado do IPÊ lançou no final de agosto um livro que integra a coletânea “Série Técnica - Diálogos da Conservação”.

A publicação “Boas Práticas em Voluntariado em Unidades de Conservação” está disponível online. São 135 páginas onde estão destacadas 29 iniciativas de ações voluntárias voltadas aos desafios da sustentabilidade global pela perspectiva da conservação da biodiversidade brasileira.

O trabalho é um dos resultados de dois eventos sobre voluntariado em Unidades de Conservação (UCs), realizados pelo IPÊ em 2021, que contou com o apoio da USAID/Brasil e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ, além de outros 15 parceiros institucionais.

A organizadora do livro Angela Pellin explica que o voluntariado em UCs é uma atividade que, além de proporcionar maior engajamento dos cidadãos, tem apoiado o trabalho dos gestores dessas áreas protegidas e o alcance dos seus objetivos. Entre as atividades desenvolvidas estão apoio à visitação, educação ambiental, pesquisa, monitoramento e comunicação.

“No Brasil, o voluntariado associado às Unidades de Conservação tem crescido nos últimos anos. No nível federal, desde 2015, o IPÊ tem sido parceiro do Programa de Voluntariado do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). E o interesse de gestores e voluntários pelo programa tem se intensificado cada vez mais. Isso aconteceu, principalmente, após o ano de 2016, quando o instituto passou a considerar o voluntariado como uma estratégia de gestão voltada para o engajamento social em prol da conservação da biodiversidade”, afirma Pellin.

De acordo com a publicação, entre 2017 e 2020, houve aumento de quase 90% no número de áreas aptas a receberem voluntários, com cerca de 260 unidades cadastradas. No final de 2021, o número de interessados em realizar o voluntariado ultrapassava 40.000. 

Diálogos da Conservação - A “Série Técnica - Diálogos da Conservação” visa compartilhar experiências e aprendizados ligados aos projetos de pesquisa e de conservação desenvolvidos no IPÊ para ampliar o diálogo com a sociedade.