Novas Tecnologias ajudam a melhorar gerenciamento territorial

 

Implementado pela Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM), o Projeto Novas Tecnologias utiliza inovação e tecnologia para capacitar populações quilombolas para a eficiente gestão de seus territórios, preservando suas culturas. O projeto ainda apoia instituições públicas e ajuda pequenos produtores a ampliar sua eficiência produtiva.

Duas tecnologias são usadas para apoiar a gestão de territórios: Google Earth e Open Data Kit (ODK). O Google Earth permite que grupos mapeiem sua infraestrutura, elementos culturais, áreas de produção e outras informações. Já o ODK ajuda na coleta de dados e gestão. Como exemplo, o ODK possibilita aos usuários compreenderem o perfil socioeconômico das comunidades e desenvolverem seus planos de gestão territorial (Planos de Vida).

O projeto trabalha com povos indígenas do Pará (Calha Norte) e comunidades quilombolas de seis estados amazônicos (Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Amapá, Pará e Rondônia), englobando uma área total de mais de 1.6 milhões de hectares. O projeto almeja beneficiar mais de 100 comunidades quilombolas desses Estados. O projeto também trabalha com pequenos produtores que possuem parceria com a Natura, um dos parceiros da Ecam nesse projeto. Também são parceiros da ECAM nessa iniciativa: Imaflora, CONAQ e Google Earth Outreach.

 

Foto: ECAM