Apoio ao Brasil gera aprendizado para os EUA

Foto: Steve McCool/ University of Montana.
No final de agosto, o departamento de Programas Internacionais do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), em parceria com o Sistema Nacional de Florestas dos Estados Unidos e com a Universidade de Montana conduziu um curso de Planejamento de recreação em Missoula, estado de Montana, para 18 funcionários USFS.

O treinamento tinha como objetivo ajudar os funcionários do USFS a planejar a implementação de regras para recreação sustentável. Mas o curso foi também criado como uma experiência na qual exercícios e materiais utilizados foram testados para serem aprovados ou não pelos participantes.

No passado, o USFS desenvolveu treinamentos para o Brasil – que agora servem de modelo para treinamentos internos.

O aumento do uso público dos Parques Nacionais e outras áreas protegidas no Brasil requerem planejamento para garantir a proteção da natureza e visitas de qualidade. Com financiamento da USAID/Brasil, por meio da PCAB, o USFS tem apoiado amplamente o trabalho do ICMBio , inclusive por meio de capacitação para planejamento de uso público. Ao engajar pesquisadores universitários e a equipe de gerenciamento e administração das Unidades de Conservação, os parceiros dos governos brasileiro e americano conseguiram juntos harmonizar conhecimentos e habilidades para criar novos produtos de treinamento, tendo como base a melhor ciência disponível, endereçando questões-chave ligadas ao gerenciamento e utilizando técnicas de ensino criativas.