Quilombolas do Amapá analisam pesquisa sobre sua comunidade

Nos dias 20 a 22 de agosto a Ecam realizou mais uma oficina do projeto Compartilhando Mundos, desta vez na Comunidade Quilombola Carmo do Maruanum, no município de Macapá, no Amapá. A atividade, realizada com junto com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), teve como objetivo analisar e validar os dados levantados pelas próprias comunidades com base em um questionário elaborado pela CONAQ.

Participaram da oficina 25 membros de 11 comunidades quilombolas da região, que receberam os pesquisadores. Durante a oficina, os participantes aprenderam noções básicas de Excel e conceitos relacionados a análise de dados, como porcentagem e interpretação de dados. Eles concluíram que as informações coletadas estão de acordo com a realidade das comunidades, e que será possível usá-lo para definir prioridades e linhas de ação para a região.

“Algo que temos visto em todas as oficinas é que as comunidades perceberam a importância de se levantar dados para apoiar a gestão territorial” explicou Rogério Rodrigues, um dos consultores da ECAM responsável pela oficina. “Por exemplo, agora eles tem o número certo de crianças em determinadas faixas etárias e podem pleitear a construção de uma escola na comunidade para que os estudantes não precisem pegar duas, três horas de barco para ir a escola.”

Os comunitários elogiaram a metodologia da oficina e os resultados, principalmente a facilidade de participar dos debates. Com os dados, eles buscarão se comunicar melhor e acessar políticas públicas, principalmente de saneamento e educação.