Projeto “Bem Viver” apoia 40 anos de programa de pecuária indígena em Roraima

Os nove centros da região de Serras da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS) se reuniram entre quatro e sete de fevereiro na comunidade Maturuca para marcar 40 anos do projeto “Uma Vaca para o Índio”. O projeto foi uma ação conjunta das comunidades indígenas de Roraima, que já tinham histórico de criação de gado, e missionários da Igreja Consolata. 

O encontro congregou lideranças históricas do projeto como o tuxaua Jacir de Souza, responsável por transportar as primeiras 52 reses (50 vacas e dois touros) entregues pelo projeto à comunidade Maturuca e o padre Giorgio Dal Ben, considerado articulador do projeto do gado. Além disso participaram centenas de indígenas de toda a região, que além de relembrar o histórico da iniciativa, discutiram os próximos passos da iniciativa de criação de gado, que agora é apoiada pelo projeto “Promovendo o Bem Viver dos Povos Indígenas em Roraima”.

Promovido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Nature and Culture International (NCI), Conselho Indígena de Roraima (CIR) e com apoio da USAID, o “Bem Viver” visa melhorar a governança territorial e a gestão ambiental de terras indígenas em Roraima e para promover geração de renda por meio do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de gado, conservando seu território.

“Com este evento estamos abrindo o diálogo para as melhores práticas da pecuária sustentável, iniciando pela reafirmação do compromisso das comunidades indígenas na busca do Bem Viver”, avaliou Reinaldo Lourival, diretor da Nature and Culture International (NCI), que junto com a antropóloga Lêda Martins coordena este componente do projeto Bem-Viver em estreita colaboração com o CIR.

Atualmente, só na região das serras são cerca de 16 mil cabeças de gado oriundas do projeto “Uma vaca para um índio”, alimentando-se das pastagens nativas dos Lavrados e das serras, e sendo a pecuária a principal atividade desenvolvida pelos cerca de 26 mil indígenas das etnias Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Taurepang e Patamona da região.

Com informações do Conselho Indigenista de Roraima – leia mais em:

http://cir.org.br/2020/02/10/assembleia-marca-os-40-anos-do-projeto-uma-vaca-para-o-indio-na-raposa-serra-do-sol/