Startups de impacto do Programa de Aceleração da PPA atraem interesse da indústria

Apesar de ter investido em um estande no Salão InspiraMais, que recebeu 7 mil visitantes na primeira semana de junho, em São Paulo, Francisco Samonek, coordenador da Encauchados Vegetais da Amazônia, estava apreensivo e não esperava “tamanha demanda por produtos sustentáveis por parte de empresas de porte”. 

“O que eu ouvi da indústria de calçados é que aqueles que não entram na onda da sustentabilidade ficarão para trás”, disse Francisco. Ele ficou positivamente surpreso com o evento, que tem como objetivo conectar a indústria de calçados, acessórios, moda e móveis do Brasil e do exterior com empresas brasileiras genuinamente inovadoras.

A Encauchados foi uma das duas startups apoiadas pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) que participaram da InspiraMais. Francisco saiu do evento com dois novos negócios engatilhados: “Uma loja de marca decidiu incluir nossas sandálias em sua próxima coleção, e uma grande empresa está querendo lançar uma linha de calçados com solado de encauchados. Eles inclusive já marcaram uma visita à nossa fábrica, em julho”. Samonek estima que o pedido da loja ocupará metade da capacidade de sua fábrica em Castanhal, no estado do Pará. A empresa sinalizou que pode até investir na expansão da produção. 

Encauchado é o nome da borracha produzida nos seringais nativos da Amazônia por comunidades tradicionais e indígenas. Ela envolve um processo de vulcanização mais simples e o manuseio artesanal do látex.

A outra startup incubada e acelerada pela PPA que participou do evento foi a Da Tribu, que produz acessórios de moda com materiais nativos da Amazônia. Esta foi a segunda vez que a empresa expôs no Salão. Tainah Fagundes, responsável pela área de Marketing e Comunicação da empresa, explica que enviou seus acessórios de papel reciclado para o Conexão Criativa, um dos projetos da InspiraMais que dá visibilidade e empresas brasileiras envolvidas com pioneirismo nos insumos e que trabalham com novos materiais. “A Curadoria do Salão faz as articulações com os mercados atacadistas e nos colocou em contato com cinco empresas interessadas em conhecer mais os nossos produtos. Estamos ainda na fase de negociação”, afirma Tainah. 

No ano passado, expondo acessórios de látex, a empresa fez oito conexões durante o evento – desde moda praia até sapatos veganos. Ela explica que o Salão pode gerar contratos de coleções exclusivas ou para a criação de acessórios para o mundo da moda.

O Programa de Incubação e Aceleração da PPA está sob a coordenação do Idesam, um dos parceiros implementadores da PCAB.