IEB inicia formação em gestão de manejo florestal na Resex Verde para Sempre

Integrantes das seis associações comunitárias e duas cooperativas extrativistas da Reserva Extrativista Verde para Sempre, no Pará, participaram do primeiro módulo do Formar Gestão, em março. Criado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) o curso dividido em quatro módulos, terá duração de um ano e visa ampliar a capacidade de gestão das organizações envolvidas com manejo florestal comunitário e familiar da Resex.

A produção sustentável de produtos da sociobiodiversidade sempre foi realizada pelos povos e comunidades tradicionais para autoconsumo, sendo o excedente escoado na forma de produtos primários com baixo valor agregado e grande dependência de atravessadores. Com a crescente importância do manejo florestal sustentável como alternativa socioeconômica para o desenvolvimento sustentável e defesa de territórios comunitários em Reservas Extrativistas, amplia-se também a necessidade de melhorar a gestão das atividades e a governança destes territórios.

O Formar Gestão é realizado em parceria com o Comitê de Desenvolvimentos Sustentável (CDS) de Porto de Moz e o Projeto Bom Manejo 2 - implementado pelo Instituto Floresta Tropical (IFT) e Embrapa. A parceria inclui ainda o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e ICMBio, além do Instituto Conexsus, Forest Council Stewardship (FSC), e IMAFLORA. O apoio da PCAB se junta ao da Aliança do Clima e Uso da Terra (CLUA) e da International Tropical Timber Organization (ITTO).

Katiuscia Miranda, coordenadora de projetos do IEB, ressalta que “ao final, espera-se que as seis organizações comunitárias detentoras de planos de manejo na Resex Verde para Sempre estejam mais preparadas para a gestão de seus empreendimentos e celebrem melhores contratos para a comercialização de seus produtos”.

O primeiro módulo, realizado na cidade de Porto de Moz, foi voltada para diagnosticar a maturidade organizacional de cada empreendimento. Os próximos três módulos vão ser de capacitação, governança e negócios sustentáveis.