Encontro do Fórum do Território Médio Juruá marca avanços na região

O Fórum do Território Médio Juruá se reuniu para sua 21a edição nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2020 em Carauari, no Amazonas. O Fórum reúne as organizações públicas e privadas que atuam ou têm interesse em atuar na região do Médio Juruá para promover a qualidade de vida de povos e comunidades tradicionais, cadeias de valor e a conservação da biodiversidade no Território.

Nesta edição, participaram do Fórum 47 pessoas de 20 organizações entre associações e cooperativas locais, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, universidades e empresas. As organizações apresentaram os avanços de seus projetos em 2019 e o planejamento para 2020, nos diversos temas abordados pelo Fórum nos eixos inclusão e fortalecimento social; educação e cultura; qualidade de vida, saúde e bem-estar; conservação ambiental; e geração de renda.

“O Fórum tem um papel super importante na gestão das Unidades de Conservação, no desenvolvimento das comunidades tradicionais, e até daquelas que estão fora das unidades, pelo fato de que no Fórum se juntam todas as instituições, empresas e organizações da sociedade civil que tem algum envolvimento, alguma atividade com o Médio Juruá. É possível fazer uma discussão coletiva das atividades e montar uma agenda das demandas da região. Assim, é possível fazer economia de recursos e também trabalhar de forma integrada para captar novos recursos, permitindo trabalhar gargalos antigos que essas organizações não tinham força para resolver sozinhas”, contou Manoel Cunha, gestor do ICMBio da Resex Médio Juruá.

Durante a reunião, foram discutidas a cadeia dos óleos vegetais do Território, como andiroba e murumuru, que são vendidos para a Natura, e as perspectivas para novas iniciativas do Programa Território Médio Juruá. Além disso, foram apresentados os resultados da nova pesquisa do Índice de Progresso Social (IPS) de Carauari. “O IPS Comunidades de Carauari trouxe algumas novidades em 2019, especialmente em relação às áreas ribeirinhas, que tiveram uma melhora significativa no índice geral e nos índices de necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e de oportunidades. Todos os resultados refletem o impacto de políticas locais que foram realizadas na região nos últimos anos, como o projeto Sanear, o Programa Território Médio Juruá e a incorporação de curso superior ofertado pela Universidade Estadual do Amazonas”, destacou Graziela Castello do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

"O Programa Território Médio Juruá está gerando resultados expressivos para as comunidades do Médio Juruá e fortalecendo a conservação da biodiversidade.  Os novos dados do IPS mostram que estamos no caminho certo. Assim, é com entusiasmo que começamos a desenvolver e deliberar os rumos do trabalho do Fórum de governança do TMJ e um futuro Programa no Médio Juruá”, concluiu Roland Widmer, gerente de Programas e Fundos Filantrópicos da SITAWI.

O Fórum é uma instância de governança, sem personalidade jurídica, instituída em 2014, composta por organizações públicas e privadas que atuam ou tenham interesse de atuar no Território Médio Juruá. A governança do Fórum TMJ é constituída pelo conjunto de seus membros e o Comitê Gestor, ambos apoiados por uma Secretaria Executiva. Atualmente, o Fórum é composto por 20 organizações membros e a SITAWI exerce a função de Secretária Executiva.

Saiba mais sobre o Programa Território Médio Juruá

O Programa Território Médio Juruá vem fortalecendo diversas ações para a conservação da sociobiodiversidade e melhoria da qualidade de vida das populações locais, assim como vem contribuindo para uma melhor articulação e engajamento das organizações locais nas reuniões do Fórum.