Projeto Cadeias de Valor reúne parceiros para troca de experiências

Em três dias, 13 organizações compartilharam as dificuldades enfrentadas durante a pandemia

Abril, 2022 - "Produtos da sociobiodiversidade da Amazônia ganham os mercados mundiais e mudam a vida das populações que vivem na floresta". Esse é o sonho dos parceiros do programa Cadeias de Valor Sustentáveis que se reuniram em Brasília, entre os dias 22 e 24 de março,  para fazer um balanço sobre o projeto nos últimos dois anos. Organizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) com todos os cuidados sanitários que o momento exige, o encontro foi a  primeira reunião presencial do grupo desde o início da pandemia.

"Foi um encontro de pausa e reflexão do projeto. A proposta era parar para colher os frutos, identificar e traçar novas estratégias de enfrentamento aos desafios que têm surgido. Foi um momento de reconectar os parceiros e reafirmar propósitos", afirma Andréia Bavaresco, coordenadora executiva do IEB, que esteve à frente da coordenação do evento.

Em três dias de apresentações, dinâmicas e trabalhos em grupo, as 13 organizações presentes compartilharam as dificuldades enfrentadas para seguir  com o projeto nesses dois anos de pandemia. Apesar dos percalços, os bons resultados impressionam.

 

A  Associação dos Agropecuários de Beruri (ASSOAB), por exemplo, compartilhou a certificação da primeira usina de castanha no Brasil de base comunitária a receber a certificação CGC do Ministério da Agricultura, enquanto o Gosto da Amazônia compartilhou que conseguiu inserção em mais dois mercados consumidores: Brasília e Recife. Apenas no primeiro trimestre de 2021, as vendas do peixe saltaram de 14 para 27 toneladas. 

Os resultados foram expressivos em todas as cadeias de valor. No açaí, houve apoio à colheita, comercialização e logística, o mapeamento de áreas manejadas, formação de quadros locais, o adensamento dos açaizais nos quintais, capacitações para o processamento na Resex Aniá e a capacitação para escaladores e compra de equipamentos, para citar alguns exemplos.

Já na cadeia da castanha foi lançada a Campanha Bora Semear, o Fortalecimento  do Observatório da Castanha do Brasil, treinamentos em procedimentos operacionais padrão e melhoria da infraestrutura para a assessoria do SEMEAR Castanha. Para se ter uma ideia, desde 2017 foi possível gerar R$ 5,5 milhões em renda para os castanheiros no Estado de Rondônia. 

Chamou atenção ao longo do encontro o fortalecimento da agenda de gênero e empoderamento da mulher nos projetos apresentados. "As apresentações mostram que a inclusão das mulheres está sendo feita de forma significativa. Elas estão conseguindo acessar as oportunidades de trabalho, os espaços de decisão e mostrando seu valor", comemorou Alex Araújo, da USAID. Para Araújo, o encontro foi um momento rico e deixou claro a importância do projeto em um momento adverso.

Apoiado pela Parceria pela Biodiversidade da Amazônia (PCAB),  o Projeto “Cadeias de Valor Sustentáveis” trabalha com a conservação da biodiversidade de áreas protegidas da Amazônia e na promoção do bem-estar e da autonomia de comunidades indígenas e tradicionais da Amazônia. O projeto é implementado pelo IEB com apoio técnico do Serviço Florestal Americano, além de uma rede de dez parceiros, incluindo o Governo Federal por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).