Ingá inicia segunda fase e prevê ganhos socioambientais para Juruti

Investimentos somam mais de R$ 2,7 milhões e serão aplicados ao longo de 18 meses

Abril, 2023 - O Projeto Ingá (Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia) inicia sua segunda fase de execução, com 18 meses de duração, e investimentos que somam mais de R$ 2,7 milhões.

As ações serão divididas em sete estratégias. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com investimentos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), da Alcoa Foundation, da Citi Foundation e da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). Os parceiros são o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA) e a Aliança Bioversity/CIAT (Centro de Internacional de Agricultura Tropical).

O Projeto Ingá apoia a formação de capital humano e gestão territorial no município de Juruti, no estado do Pará, visando a autonomia da gestão e liderança do território, proteção e conservação de florestas nativas, restauração de áreas degradadas, apoio ao empreendedorismo e a estruturação do Observatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do município, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para Marcos Amaral, vice-presidente do IJUS, a segunda fase do projeto tem como ganho as experiências acumuladas ao longo de sua primeira etapa, como também dos demais programas desenvolvidos pelo Instituto. “O reconhecimento das necessidades do território onde atuamos possibilitará a eficácia na abordagem junto às nossas comunidades, mas também, potencializará o impacto das nossas ações. O diálogo promovido junto aos atores locais, numa perspectiva colaborativa, possibilitará uma gestão participativa das atividades. Com as pesquisas desenvolvidas pelo Observatório, poderemos ter diagnóstico do território e propor uma agenda de desenvolvimento de diferentes setores com responsabilidade socioambiental”, avalia.

Juruti Velho - A segunda fase contempla a região de Juruti Velho, que vai receber as iniciativas do Juruti UP, por meio das oficinas “Despertar”. O Juruti UP é uma iniciativa que tem o objetivo de despertar o empreendedorismo sustentável entre os jovens da região, buscando direcioná-los e orientá-los de acordo com a metodologia do “design thinking” e psicologia positiva.    

Ao todo serão realizadas cinco oficinas “Despertar”, envolvendo 450 jovens nas regiões de Juruti Velho, Curumucuri, Prudente Monte Sinai, Juruti sede e um seminário de encerramento. Além de contribuir com a criação de novos negócios, a ideia é estimular a juventude a participar do desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de suas ideias com foco na floresta, biodiversidade e agricultura sustentável.

Por suas riquezas naturais, cultura e localização estratégica, Juruti tem um grande potencial de gerar renda, emprego e melhoria da qualidade de vida por meio do empreendedorismo sustentável. 

Segundo o coordenador do Juruti UP, Luiz Fadel, a ideia é despertar nos jovens o interesse tanto pelo desenvolvimento sustentável como social do território. “Conhecemos muito os resultados que o Projeto Ingá teve na primeira fase e estamos bastante felizes por estar nesta segunda fase por meio do Juruti UP”, declara Fadel.        

Energia renovável - Outra novidade desta etapa do projeto está atrelada à estratégia de melhoria de condições de vida e do bem-estar. Um total de 30 famílias terão infraestrutura básica e condições socioeconômicas melhoradas por meio de energia renovável instalada com kits solares. Além disso, outras 30 famílias ganharão telefones rurais.

Mais informações no site da PPA.