Intercâmbio entre indígenas incentiva troca de conhecimentos sobre cadeia do açaí

Participação fortalece compartilhamento de experiências em Terras Indígenas

Setembro, 2022 - O projeto Nossa Floresta Nossa Casa promoveu na Terra Indígena Tubarão Latundê, no Estado de Rondônia, um intercâmbio para fortalecer a cadeia de valor do açaí.

O projeto Nossa Floresta Nossa Casa é idealizado e executado pela Forest Trends com a parceria estratégica da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e da USAID/Brasil, além da parceria institucional da Aliança/Bioversity/CIAT e apoio do Greendata. 

Durante as atividades, produtores e manejadores indígenas da TI Kwazá compartilharam suas experiências e aprendizados obtidos durante anos de experiência com o trabalho de coleta, manejo e comercialização do açaí. Eles também beneficiam o fruto. 

Essas trocas ajudam a motivar e incentivar os povos Aikanã e Latundê, da TI Tubarão Latundê, uma região que é rica em açaízeiros.

O açaí é o produto não madeireiro mais extraído na região amazônica, com relevante papel na geração de renda sustentável para famílias indígenas e de comunidades tradicionais que vivem na floresta. Fruto de uma palmeira, tem alta densidade calórica e é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Sua colheita é uma prática indígena ancestral, que agora vem sendo fortalecida pelas novas tecnologias empregadas.

Depois de colhido, o fruto, com seu roxo forte característico, é processado, sendo comercializada a polpa. O período entre a colheita e o beneficiamento é curto para evitar que o produto perca a qualidade.

O evento foi organizado para que houvesse uma orientação técnica geral sobre o manejo, com o compartilhamento de histórias.

Houve uma orientação sobre o beneficiamento da polpa para consumo e comercialização. Ao todo, foram mais de 20 participantes no intercâmbio, que proporcionou uma aliança entre povos de comunidade indígenas para aprimorar os processos de comercialização.

Para Suellen Mangueira, coordenadora de assistência técnica da Forest Trends, “nosso papel como organização parceira é mostrar as oportunidades que a floresta em pé proporciona por meio de experiências bem-sucedidas, como é o caso do açaí da TI Kwazá do Rio São Pedro”.

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse aqui.