SITAWI identifica desafios e oportunidades para investimento de impacto na Amazônia

O estudo Investimento de Impacto na Amazônia – Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável, lançado durante o 1º Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia (FIINSA), pela SITAWI Finanças do Bem, identifica mecanismos de investimento, tipos de empreendimento, cadeias de valor, obstáculos e oportunidades ao investimento na região.

Entre os desafios encontrados estão a falta de crédito para investimentos de risco, as limitações no apoio governamental e a ineficiência do ecossistema de apoio na região – como incubadoras, aceleradoras e outras instituições de apoio, assim como dificuldades logísticas, treinamento dos empreendedores e burocracia.

Entre as oportunidades para os investidores, estão a forte presença de instituições que trabalham com a questão socioambiental na região.   Organizações da sociedade civil, doadores, financiadores e governo podem servir de base para o desenvolvimento de negócios de impacto. Há, também, algumas cadeias de valor com alto potencial, como a da castanha do Brasil. Além disso, há espaço para a capacitação de empreendedores e o crescimento do setor de serviços.

Leonardo Letelier, CEO e fundador da SITAWI, especializada em mobilizar capital para impacto socioambiental positivo, explicou que uma das principais atividades deve ser atrair novos investidores,  “mais realistas para lidar com as especificidades da Amazônia”. Segundo ele, os investidores precisam entender que o tempo de retorno do investimento será longo, por volta de 10 anos, e que a realidade local é complexa. Além disso, é preciso casar os diferentes tipos de investidores com os negócios mais atraentes para eles.

Leia o estudo completo no site da SITAWI.