Prazo Prorrogado! USAID convida parceiros a destacar em fotos iniciativas de conservação da Amazônia

As inscrições foram prorrogadas até 28 de julho! Agência dos EUA promove concurso para engajar população da região

 Maio, 2023 – Considerado o “pai do fotojornalismo”, o francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004) entendia que a fotografia pode “fixar a eternidade num instante”. Buscando um olhar diferenciado para manter vivas cenas e momentos de iniciativas que conservam a biodiversidade amazônica, a USAID/Brasil promove o “Concurso de Fotos – A Magia da Amazônia”. A data do lançamento, em 22 de maio, foi escolhida para marcar o Dia Internacional da Biodiversidade.

A Amazônia engloba cerca de 59% do território brasileiro e abriga quase a metade da população de indígenas do país. Há ainda centenas de comunidades quilombolas e de outras populações tradicionais, incluindo seringueiros, coletores de castanha-do-Brasil, ribeirinhos e assentados. Além disso, o bioma abriga mais de 30 mil espécies de plantas e  2 milhões de espécies de animais. 

O concurso quer destacar pessoas, iniciativas e paisagens que integram e contribuem para a conservação da riqueza de espécies da Amazônia e ajudam a manter a floresta em pé. O objetivo é engajar parceiros, beneficiários e interessados em projetos apoiados pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) na região. 

Regras – O concurso está aberto a implementadores, parceiros, e interessados na Amazônia. As fotos devem ser enviadas até o dia 28 de julho, por e-mail (pcabhub@gmail.com) com o assunto “Concurso de Fotos – A Magia da Amazônia”. Veja os detalhes do regulamento abaixo.

Entre os temas retratados podem estar empreendimentos de conservação; vida selvagem e conservação; soluções climáticas baseadas na natureza; biodiversidade, diversidade, equidade e inclusão; comunidades e conservação; biodiversidade e segurança alimentar.

Os participantes podem enviar quantos trabalhos quiserem. As fotos vencedoras serão anunciadas no dia 4 de agosto e exibidas em setembro.

A USAID é uma das principais agências de desenvolvimento internacional do mundo e um ator catalisador que impulsiona os resultados do desenvolvimento. A agência trabalha com atores governamentais, da sociedade civil, empresas e comunidades por toda a Amazônia para conservar a biodiversidade, responder à mudança do clima e melhorar a qualidade de vida das populações locais, principalmente as tradicionais, como indígenas e ribeirinhos.


REGULAMENTO

Quem pode participar: Este concurso está aberto a implementadores, parceiros, e interessados no trabalho da USAID na Amazônia.

Instruções: Enviar as fotos como anexo para o e-mail pcabhub@gmail.com, com o assunto: Concurso de Fotos A Magia da Amazônia.

As seguintes informações devem constar no corpo do e-mail:

Nome do fotógrafo, e-mail de contato, projeto, organização

Informações de direitos/ copyright: Informar quais são as pessoas/ organizações que têm direitos autorais ou de imagem da foto.

Prazo de envio: 28 de julho

Local: Incluir o máximo de detalhes possível, além do município e estado.

Legenda: Uma descrição da imagem e das atividades retratadas, no máximo em 300 palavras. Na descrição, por favor informe a relação da foto com os projetos da USAID.

Temas: Indique quais os temas retratados pela foto:

  • Empreendimentos de conservação
  • Vida selvagem e conservação
  • Soluções climáticas baseadas na natureza
  • Biodiversidade, diversidade, equidade e Inclusão
  • Comunidades e conservação
  • Biodiversidade e segurança alimentar

As fotos devem seguir os seguintes critérios técnicos:

  • Fotos devem ser originais e mostrar projetos da USAID ou resultados de projetos da USAID.
  • Fotos devem ser enviadas nos formatos JPEG ou PNG.
  • A foto deve ter a maior resolução possível (largura mínima 1920 pixels, e 300 d.p.i)
  • Não serão aceitas imagens com textos ou logos.
  • Não serão aceitas imagens enviadas em documentos Word ou PDF, apenas nos formatos especificados acima.

As fotos devem ser enviadas até 28 de julho. Participantes podem enviar quantas fotos quiserem. As fotos serão avaliadas de acordo com os critérios acima, assim como composição, originalidade e qualidade técnica.

As fotos vencedoras e menções honrosas serão exibidas em uma exposição em setembro de 2023, e destacadas nas redes sociais da PCAB. A foto vencedora poderá ser utilizada na capa do Relatório Anual 2023 da PCAB.

AVISO:

Ao participar do Concurso, você cede direitos de uso das imagens para reprodução em qualquer formato, inclusive impresso, na internet, redes sociais e outros. Por favor leia o aviso abaixo com cuidado:

Ao participar dessa competição você:

  1. Declara que você, sua organização ou a USAID detém os direitos de imagem e copyright da foto ou fotos enviadas, que a foto é seu trabalho original e que você está autorizado(a) a compartilhar essas imagens.
  2. Declara que você tem permissão para uso das imagens das pessoas e lugares retratados e que a foto ou fotos podem ser utilizadas de acordo com os critérios descritos acima.
  3. Concorda que a USAID não será responsável por nenhuma violação dos direitos de terceiros na foto, e que em caso de violações, você será responsável por todos os custos legais, indenizações, danos ou outras despesas que possam ocorrer devido às suas ações.
  4. Cede direitos de reprodução da imagem para a USAID, e ao fazê-lo, concorda que a USAID use sua foto para os fins deste Concurso e para reprodução futura em websites, literatura e outros materiais.