USAID e empresas privadas lançam plataforma para promover desenvolvimento sustentável na Amazônia

A Plataforma Parceria para a Amazônia (PPA) foi lançada em Manaus, no dia 06 de dezembro, ao final de um ano de coordenação e planejamento. Com a liderança do setor privado, a plataforma busca estimular a economia sustentável na região, fortalecer pequenos e médios empreendimentos e estimular empreendedores locais a desenvolver negócios que conservem a floresta e a biodiversidade. A Amazônia Legal é responsável por 60% da área do país e responde por apenas 8% do PIB. Seus recursos naturais estão sob crescente pressão – nos últimos dois anos, o desmatamento na região chegou a 1,4 milhão de hectares, sem retorno socioeconômico significativo para a população local.

A PPA foi criada para colaborar na transformação da realidade através de parcerias inovativas lideradas pelo setor privado. Uma das prioridades da plataforma será dar a seus membros um espaço para compartilhar e aprender com experiências de implementação de projetos que respondam aos atuais desafios sociais e ambientais da Amazônia. Juntas, as 97 empresas irão trabalhar na criação de um modelo de desenvolvimento sustentável, ligando o desenvolvimento rural ao urbano e a conservação à prosperidade econômica. Mais de 100 representantes de empresas, organizações não-Governamentais (OnGs), startups e governos local e nacional compareceram ao lançamento e ao workshop. O embaixador norte-americano no Brasil, Peter Michael McKinley, enfatizou na cerimônia de abertura a sua crença de que “o setor privado será o agente de transformação que irá desenvolver soluções através de parcerias estratégicas usando inovação, ciência e tecnologia, combinadas a melhores práticas”. Sarah-Ann Lynch, Vice-Administradora da USAID para a América Latina e Caribe e Michael Eddy, Diretor da USAID/Brasil também estavam presentes. Lynch enfatizou o apoio da USAID à Plataforma e a convênios que possam fortalecer o apoio a um modelo de desenvolvimento sustentável à região.

Sete empresas apresentaram projetos sociais, ambientais e de investimentos em desenvolvimento com sustentabilidade. Um dos principais objetivos da PPA é compartilhar casos de sucesso do setor privado que possam gerar impactos sociais positivos e apoiar negócios sustentáveis e cadeias produtivas que promovam a conservação ambiental e experiências de boas práticas. A iniciativa irá buscar parcerias nacionais e internacionais entre o setor privado, a sociedade civil, investidores, governos comunidades locais, apoiando empreendedores locais.