USAID assina memorando de entendimento com Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas

Equipe também participou de painéis temáticos ao longo do evento em Manaus

Março, 2022 – A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) assinaram em março um memorando de entendimento para promover o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade da Amazônia. A USAID já participa dos encontros da Força Tarefa há mais de um ano, e agora formaliza a parceria.

O documento foi assinado durante a 12ª Reunião Anual do GCF, em Manaus, por Ted Gehr, diretor da USAID/Brasil, e pelo presidente da Força Tarefa, o governador do Amazonas, Wilson Lima. O objetivo da parceria é identificar e catalisar novas oportunidades de desenvolvimento sustentável com governos locais, sociedade civil, setor privado e comunidades tradicionais da Amazônia. O acordo irá permitir aumentar a colaboração das instituições para promover trocas de experiência, inovações e estratégias de conservação para a Amazônia.

“Estamos muito felizes de oficializar esta nova parceria, demonstrando nosso comprometimento em apoiar iniciativas locais que protejam a floresta. Estaremos efetivamente catalisando novas oportunidades para as populações locais que gerem melhoria de vida e conservem a biodiversidade”, disse Ted Gehr, Diretor da USAID/ Brasil.

“É importante a vinda da USAID para essa nossa proposta de construção, e de encontrar caminhos para que a gente possa conservar a natureza mas sobretudo combater a pobreza. Algo que temos destacado sobre a parceria que deve ser construída, é que ela deve ser feita com quem mora aqui. E a USAID está fazendo isso. É importante essa parceria e eu me sinto muito honrado como presidente do CGF de trazer mais um parceiro para esse processo de defesa da Amazônia,” disse Wilson Lima, governador do Amazonas e atual presidente do CGF.

Nos próximos meses as organizações irão formar um grupo de trabalho para definir as atividades previstas no memorando, que podem incluir seminários e treinamentos. O grupo será um espaço onde todos os envolvidos possam compartilhar perspectivas e conhecimentos diversos em busca de soluções para as complexas questões amazônicas.

Em sua participação no evento, Gehr falou sobre novas oportunidades de financiamento para florestas tropicais. Já Alexandre Alves, especialista em engajamento do setor privado e parcerias da USAID, esteve no painel sobre oportunidades da bioeconomia e o papel das empresas na conservação.

Sobre a Força Tarefa - A GCF é uma força tarefa que trabalha para proteger as florestas tropicais, reduzir as emissões do desmatamento e a degradação florestal e promover caminhos realistas para o desenvolvimento rural de manutenção das florestas.

Leia mais aqui