Projeto plantará 1 milhão de árvores em terras indígenas na Amazônia brasileira

Trabalho de restauração florestal inclui mais de 70 espécies; será desenvolvido pela Fundação Arbor Day e Forest Trends, parceiro implementador da PCAB

Nove terras indígenas da Amazônia brasileira, abrangendo aproximadamente 1,5 milhão de hectares, vão receber um milhão de novas árvores, que serão plantadas com técnicas agroflorestais desenvolvidas para aumentar o armazenamento de carbono e apoiar a biodiversidade da floresta. 

Algumas culturas comercializáveis, como açaí, castanha-do-brasil, cacau e babaçu poderão fornecer renda sustentável para quem administra os locais de restauração, aumentando assim a segurança alimentar indígena. 

O projeto é resultado de uma parceria entre a Fundação Arbor Day e a Forest Trends, parceiro implementador da PCAB, juntamente com as comunidades indígenas. 

Oito dessas TIs já fazem parte do programa Nossa Floresta Nossa Casa, coordenado pela Iniciativa Comunidades e Governança Territorial da Forest Trends, com o apoio da USAID-Brasil desde 2019. Agora, a Arbor Day Foundation traz força a esse esforço coletivo e torna-se o mais recente parceiro do Nossa Floresta, que tem como foco o aprimoramento dos arranjos locais e o potencial de manejo agroflorestal nessas TIs.

Recuperação  de áreas - Essa parceria contribuirá com os esforços de fortalecer a governança territorial indígena desenvolvendo atividades voltadas à recuperação de áreas degradadas.

"Estamos orgulhosos de expandir nossos esforços globais de plantio em parceria com a Forest Trends e acreditamos que este ambicioso projeto representa o poder e a importância de árvores e florestas”, disse Dan Lambe, presidente da Arbor Day Foundation.

Para o CEO e presidente fundador da Forest Trends, Michael Jenkins, a parceria com a Arbor Day Foundation "é um investimento em um modelo econômico mais sustentável para a Amazônia e as comunidades florestais de todo o mundo, que pode ajudar a manter as florestas intactas".

O diretor da Iniciativa Comunidades e Governança Territorial, Beto Borges, avalia que “os povos indígenas são quem melhor cuida das florestas em todo mundo, pois através de seu conhecimento, práticas tradicionais e respeito, vivem em harmonia sem destruí-la. Nestes tempos de superação da COVID-19, a humanidade tem muito o que aprender com os povos indígenas. Está mais do que na hora de cuidarmos das nossas florestas, nossa grande casa que é a Natureza.”

As taxas de desmatamento são mais baixas nas florestas localizadas dentro de territórios indígenas, mas as comunidades vêm enfrentando desafios na defesa das áreas com a invasão ilegal de garimpeiros, madeireiros e grileiros.  

Governança territorial -  Forest Trends tem desenvolvido estratégias inovadoras e incentivos econômicos para  a conservação da biodiversidade em florestas e outros ecossistemas, conservação dos recursos hídricos,  agenda de sustentabilidade climática, e na garantia dos direitos e bem viver dos povos indígenas e comunidades locais. A Iniciativa Comunidades e Governança Territorial apoia diretamente os povos indígenas na gestão política, econômica e cultural de seus territórios.

Plantio de árvores - Fundada em 1972, a Arbor Day Foundation cresceu e se tornou a maior organização sem fins lucrativos dedicada ao plantio de árvores, com mais de um milhão de membros, apoiadores e parceiros valiosos. Mais de 350 milhões de árvores foram plantadas em cidades e florestas em todo o mundo. A instituição busca ajudar as pessoas a entender e usar as árvores como uma solução para muitos dos problemas globais, como qualidade do ar e da água, mudanças climáticas, desmatamento, pobreza e fome.