Pesquisa de comunidades quilombolas é apresentada na conferência Geo for Good da Google

No dia 3 de outubro, Claudinete Colé e Rogério Pereira, lideranças na Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombola do Município de Oriximiná (ARQMO) participaram de conferência do Google na Califórnia, Estados Unidos.

Junto a representantes da ECAM e do Google Brasil, eles apresentaram os resultados do Projeto Novas Tecnologias e Povos Tradicionais que é realizado no Pará. A iniciativa apoiou a associação no levantamento de dados socioeconômicos usando as plataformas ODK e Google Earth.

 Foi apresentado o passo a passo do projeto – desde a fase de treinamento, montagem dos questionários e coleta de dados – assim como algumas das informações sobre o mapeamento das comunidades quilombolas da região. Por exemplo, os resultados mostram que as principais fontes de água das comunidades vêm de rios e poços, e não é tratada; e que muitos usam ervas medicinais, até porque hospitais ficam longe. Foram também apresentados os principais desafios enfrentados pelos territórios, como a presença de madeireiros ilegais, caça e pesca ilegais.

“O próximo passo do projeto é chamado de “Compartilhando Mundos”, que terá como foco a análise de todos os dados coletados. O objetivo é entender como eles podem ajudar a impulsionar o acesso às políticas públicas, e como as comunidades vão fazer a gestão dos seus territórios”, explicou Colé.

 A equipe também fez algumas recomendações ao Google, como pedir que a empresa disponibilizasse melhores imagens de satélite para facilitar o mapeamento e desenvolver ícones específicos para as comunidades quilombolas. O trabalho é realizado em parceria com o Programa Territórios Sustentáveis (PTS) que é implementado pela ECAM, IMAZON e Agenda Pública com apoio da Mineração Rio do Norte (MRN) e da USAID.

 

A apresentação foi transmitida ao vivo e pode ser vista aqui (a partir dos 18 minutos)