Plataforma do setor privado promove discussão sobre financiamento de negócios de impacto na Amazônia

A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) lançou em novembro a campanha Caminhos para a Amazônia, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de negócios de impacto positivo.

Juntamente com a campanha também foi divulgado o estudo "Tese de Aceleração da PPA", realizado em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto com mais de 10 anos de atuação. A publicação fez um mapeamento das iniciativas de apoio a negócios socioambientais e apontou novas possibilidades de aceleração. 

Com seus quatro Grupos Temáticos -- Empreendedorismo, Bioeconomia, Mercados e Territórios --, a PPA busca alavancar investimentos sociais e ambientais, fomentando o desenvolvimento de parcerias transformadoras, compartilhando melhores práticas e criando um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de soluções conjuntas para os desafios na Amazônia. 

“Programas de aceleração criam ambientes favoráveis para empreendedores e os ajudam em seu desenvolvimento. Queremos abarcar diferentes tipos de negócios de impacto da realidade amazônica, buscando aderência com as questões locais e oferecendo suporte ao amplo espectro de iniciativas e soluções já existentes na Amazônia”, afirma Augusto Corrêa, Secretário Executivo da PPA.

Para Carolina Ochoa Koepke, coordenadora de projetos do Quintessa, a Tese de Aceleração dá um direcionamento efetivo para a agenda de negócios socioambientais da Amazônia. “De forma colaborativa e em conjunto com especialistas, identificamos temas-chave conectados à conservação da biodiversidade e tendências no contexto Amazônico relacionados a Bioeconomia, Restauração/Regeneração Florestal, Carbono/Clima e Cadeias de Fornecimento Sustentáveis. A partir disso, estão sendo propostos 4 eixos de aceleração: (1) para negócios em estágios iniciais, (2) em estágios maduros, (3) ligados a restauração/regeneração florestal e (4) empreendidos por populações locais e comunitários”, explica.

A floresta Amazônica precisa de novas soluções econômicas para conter as pressões de desmatamento e melhorar a qualidade de vida das mais de 25 milhões de pessoas na região.

Desde sua fundação em 2017, a PPA apoia diferentes iniciativas visando o desenvolvimento de empreendedores e negócios. As ações envolvem desde a promoção de novas formas de financiamento para negócios socioambientais, que normalmente não encontram espaço em financiamentos tradicionais, a programas de aceleração que desenvolvem metodologias de apoio específicas para esses empreendimentos. 

Durante novembro e dezembro, estão sendo realizadas atividades para aprofundar os diferentes entendimentos sobre negócios de impacto na Amazônia. Além de eventos, entrevistas e podcasts, a PPA programou um workshop virtual, focado em representantes do setor privado interessados em contribuir com esta agenda. 

Saiba mais sobre o Quintessa - Ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais do país, o Quintessa trabalha desde 2009 pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado financeiro.

Atua junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG. O Quintessa já identificou e mapeou mais de 5 mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão. 

Mais informações sobre a campanha "Caminhos para a Amazônia" aquiOuça o podcast “Empreender na Amazônia” em (Português).