Parceiros iniciam reuniões do projeto Bem Viver

Na primeira semana de setembro os parceiros implementadores do projeto Promovendo o Bem Viver dos Povos Indígenas em Roraima – IEB, Nature and Culture International (NCI) e o Conselho Indígena de Roraima (CIR) realizaram reunião de governança do projeto. O objetivo foi finalizar o plano de trabalho e definir próximos passos.

Durante a semana os parceiros também discutiram o papel da comunicação nas ações com uma oficina que utilizou a metodologia “4P”, criada pela Conservação Internacional (CI). O método envolve a definição de problemas, públicos, produtos e planos. Cerca de vinte pessoas entre representantes das organizações parceiras, universidades, lideranças indígenas da região e especialistas participaram do encontro. 

“A oficina foi muito produtiva pois conseguimos reunir os diferentes pontos de vistas e ideias dos grupos” avaliou Reinaldo Lourival, do NCI. Enock Tarepang, um dos coordenadores do CIR, lembrou que tanto a comunicação quanto as atividades do projeto sempre “respeitam o modo de vida e as tradições de cada povo”. 

O projeto visa melhorar a governança territorial e a gestão ambiental de terras indígenas em Roraima e para promover geração de renda por meio do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de gado, conservando seu território. As atividades serão focadas no desenvolvimento e implementação de Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs).