2º Workshop do Programa de Aceleração da PPA foca em comunicação e marketing

Entre os dias 24 e 26 de abril os empreendedores que participam do Programa de Aceleração da Plataforma de Parceiros pela Amazônia (PPA) se reuniram em Belém para o 2º workshop da iniciativa. O tema do encontro foi o público consumidor, estratégias de posicionamento no mercado,  marketing e comunicação para empresas de impacto socioambiental. O primeiro encontro foi realizado em fevereiro.

As oficinas foram realizadas em parceria com a Flowmakers, para ajudar os empreendedores a encontrar respostas para questões como a interação com os clientes certos, a personalidade da marca e as diferentes alternativas de canais de comunicação com esse público. Segundo Rafael Ucha, fundador da Flowmakers, esses são conhecimentos essenciais para qualquer empreendedor levar seus produtos e serviços ao mercado.

Francisco Samonek, fundador da Encauchados da Amazônia, uma das empresas aceleradas, já reconhece o impacto do programa: “Adquirimos novos maquinários e ampliamos a capacidade produtiva da fábrica de sandálias. Hoje estamos com uma equipe mais completa, contratamos gerente de fábrica, o que possibilitou também o aumento de produção de 1,2 mil pares, por mês, para 2 mil pares. O workshop nos dá acesso a conhecimentos específicos, que muitas vezes não temos, pois nos focamos muito na parte básica dos negócios. Não adianta ter muita expertise na produção, mas não no mercado”, conta.

A Encauchados busca resgatar a identidade seringueira na Amazônia, com geração de renda e autonomia aos produtores familiares, além de evitar o desmatamento, produzindo sandálias e objetos de decoração feitos de borracha vulcanizada.

O terceiro dia do encontro foi dedicado a comunicação empresarial, com apresentações da O2 Filmes e do projeto UNI, que também são parceiros da PPA.

Veja mais fotos do evento no Flickr do IDESAM

Saiba mais sobre a PPA