Conheça iniciativas selecionadas na primeira chamada de negócios da PPA

Startups, negócios de base comunitária e empresas que desenvolvem negócios de impacto voltados à conservação da floresta e ao desenvolvimento socioambiental estão entre as escolhidas.

 No dia 11 de outubro, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) anunciou as 15 empresas finalistas da sua primeira Chamada de Negócios. As iniciativas selecionadas irão concorrer a uma chance de receber investimento direto, prêmios em dinheiro e ainda participar do Programa de Aceleração e Incubação da PPA. As escolhidas irão se apresentar no primeiro Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia em novembro.

Os negócios em estágio mais avançado de desenvolvimento, que buscam investimentos para expansão e ganho de escala, irão participar de Rodada de Investimentos e terão a oportunidade de se apresentar a investidores para concorrer a aportes financeiros de até R$ 600 mil. A rodada final de negociação e anúncio dos vencedores acontecerá “ao vivo” durante o Fórum, com a apresentação dos principais destaques do negócio, como o seu diferencial no mercado, valores e expectativa de retorno do investimento.

 Os demais finalistas concorrem ao Prêmio Empreendedor PPA 2018, no valor de até R$20mil. Durante o evento, os empreendedores farão uma apresentação do seu negócio, em formato pitching, a uma banca de especialistas que selecionará as melhores iniciativas.

Para o pesquisador sênior do Idesam e coordenador da PPA, Mariano Cenamo, o resultado da chamada surpreendeu. “Tivemos ótimos negócios inscritos, com diferentes modelos de geração de impacto, que vão desde apoio e assistência técnica a produtores de comunidades rurais, produção de insumos com novas tecnologias até plataformas de comercialização destes produtos”.

A maioria das empresas está ligada à tecnologias verdes para promoção de agricultura e pecuária sustentável, manejo florestal sustentável e valorização dos produtos da sociobiodiversidade amazônica, empreendimentos que visam cidadania e finanças sociais, além do combate ao tráfico de animais e à exploração madeireira ilegal. Projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas também foram submetidos à seleção.

 

Conheça os finalistas neste link.