IPÊ leva Monitoramento Participativo à Conferência da Biodiversidade

Programa recebeu apoio da USAID e apresentou resultados em 2022

Dezembro, 2022 / Janeiro, 2023 - O Monitoramento Participativo da Biodiversidade (MPB), um dos primeiros programas da PCAB ligados diretamente ao objetivo da parceria de conservar a diversidade biológica da Amazônia, foi um dos projetos realizados pelo IPÊ que entidades e organizações puderam conhecer durante a COP15, a Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas (ONU), que ocorreu em Montreal, em dezembro de 2022.

O MPB – que integrou o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (Monitora) – foi desenvolvido pelo IPÊ em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da USAID/Brasil e da Gordon and Betty Moore Foundation. 

O IPÊ, como instituição observadora na COP15, acompanhou as negociações do Marco Global da Biodiversidade e participou de atividades paralelas em Montreal juntamente com outras instituições da sociedade civil. Também esteve no evento “Bio-economy and green & blue economy”, organizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, onde resultados referentes ao monitoramento das cadeias de valor da sociobiodiversidade do MPB foram apresentados.

O MPB apoiou 18 Unidades de Conservação da Amazônia nos últimos dez anos, colocando as comunidades como protagonistas ao capacitá-las para serem monitoras da biodiversidade e apoiarem gestores das UCs administradas pelo ICMBio. Beneficiou mais de 4.000 pessoas com capacitações e formou uma rede de parceiros locais com a construção coletiva do conhecimento a partir de saberes locais e científicos. 

Nesse cenário, foram realizados Encontros dos Saberes, que contribuíram para a inserção dos moradores locais no manejo e na conservação da biodiversidade, com aumento do conhecimento sobre espécies de plantas e animais e com o estabelecimento de parâmetros ecológicos para avaliação da efetividade das UCs federais, beneficiando mais de 2.300 pessoas.

Como parte da apresentação de resultados, além de várias publicações, em breve serão lançados os livros “Séries Técnicas do projeto MPB”.  

Acompanhe as novidades por meio do site do IPÊ e das redes sociais da PCAB.