Enraíza PPA anuncia novos projetos de impacto na Amazônia

Foco será em desenvolvimento territorial e fortalecimento de negócios de impacto

Abril, 2023 - Desenvolver negócios sustentáveis na Amazônia Legal, trabalhar com pesca artesanal, fortalecer agroextrativistas e empoderar mulheres são alguns dos projetos da nova iniciativa Enraíza PPA: Por Amazônias Sociobiodiversas & Sustentáveis.

O edital, lançado pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), em parceria estratégica com a USAID/Brasil e a Aliança Bioversity/CIAT, divulgou neste mês os seis selecionados. No total, serão investidos cerca de R$ 5 milhões.

Na modalidade Fortalecimento de Negócios de Impacto Socioambiental foram selecionados o Lab de Impacto - Nosso jeito de potencializar negócios e o Carbono Insetting em comunidades na Amazônia. 

Na vertente que trata de Desenvolvimento Territorial estão o Semeando a sustentabilidade: Fortalecimento territorial, inclusão e empoderamento de mulheres agroextrativistas para a agenda da bioeconomia no Amapá; o Desenvolvimento Sustentável Territorial no Sudeste Paraense; a Revitalização do extrativismo da borracha no Amazonas: Inclusão de dimensões da sociobioeconomia na indústria de pneus e a Pesca para Sempre.

“Além de ser um instrumento efetivo para alavancar recursos, catalisar transformações e engajar organizações atuantes no território, por meio do ‘Enraíza PPA’, nós vamos apoiar parceiros que já possuem muito conhecimento e experiência no território. Assim, nós estamos fortemente comprometidos com a sustentabilidade e o aperfeiçoamento dessas iniciativas”, comenta Denyse Mello, Gerente de Projetos da PPA.

Saiba mais - O Lab de Impacto é um programa de pré-aceleração liderado pelo Impact Hub Manaus, que tem como foco o desenvolvimento sustentável de negócios na Amazônia Legal. O programa oferece acesso a mentoria, oportunidades de networking e treinamento de impacto, além de promover o engajamento de investidores e aceleradores de novos investimentos. Um total de 11 novos negócios localizados nos Estados da Amazônia Legal foram escolhidos para o Lab de Impacto.

Já o Carbono Insetting, cujo parceiro implementador será a empresa de cosméticos Natura, tem o objetivo de incrementar iniciativas de compensação de carbono em comunidades agroextrativistas na Amazônia para manter a floresta em pé e reduzir o desmatamento.

O projeto Semeando a Sustentabilidade é uma iniciativa do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEBe parceiros do setor privado e terá como um dos focos o empoderamento de mulheres agroextrativistas na agenda da bioeconomia no estado do Amapá.

A região sudeste do estado do Pará será o alvo do projeto Desenvolvimento Sustentável Territorial, uma iniciativa da Associação dos Pequenos Produtores e Produtoras Rurais da Colônia Sapucaia juntamente com a empresa Suzano. Devem ser beneficiadas 13 organizações comunitárias, envolvendo cerca de 420 famílias. 

No esforço de desenvolver estratégias de fortalecimento dos elos da cadeia de extrativismo do látex, quatro entidades estão na iniciativa Juntos pelo Extrativismo da Borracha Amazônica. O projeto nasceu de uma parceria entre a Fundação Michelin e a Rede WWF e conta com o Conselho Nacional das Populações Extrativista (CNS) e o Memorial Chico Mendes. 

A extração do látex normalmente é feita no segundo semestre, durante a estação seca, por isso as atividades extrativistas se intercalam ao longo do ano. A produção da borracha envolve o manejo de seringueiras nativas na  Amazônia, com processo de manipulação e produção sem degradação (conheça mais aqui).

No projeto Pesca para Sempre, promovido pela Rare Brasil e Instituto Humanize, o objetivo será apoiar a estrutura de governança da atividade pesqueira artesanal com foco na escala das soluções em 12 municípios que fazem parte de reservas extrativistas costeiras do Pará. Devem ser beneficiadas cerca de 560 famílias.  

Conheça mais no site da PPA