SEMEAR Castanha lança aplicativo para facilitar gerenciamento da produção por castanheiros
A Castanhadora pode ser uma ferramenta valiosa para os extrativistas de Castanha-do-Brasil. O aplicativo permite que os castanheiros anotem de forma prática seus custos durante a produção, e calculem o preço de venda durante a safra. Além disso, pode ser usado por cooperativas e técnicos para gerenciamento da produção.
A ferramenta foi desenvolvida pelo coletivo SEMEAR Castanha - uma rede que reúne conhecimentos e experiências em torno da castanha-do-Brasil a partir dos atores envolvidos na cadeia de valor, como indígenas, ribeirinhos, gestores de cooperativas e servidores públicos dos estados do Amazonas e Rondônia. O grupo é composto por formandos do Formar Castanha, capacitação realizada pelo IEB em 2017 e 2018, voltada à formação continuada em cadeias de valor sustentáveis.
“A ideia de um aplicativo surgiu durante as discussões sobre os custos de produção, e do que seria prático para o produtor usar”, explicou Sávio Gomes do Pacto das Águas, um dos idealizadores da ferramenta. “Vai cair como uma luva para os castanheiros porque a coleta é um processo familiar ou individual e a ferramenta vai ajudar a calcular os custos”.
Mika, castanheiro da Reserva Extrativista de Ituxi, no Amazonas, concorda: “Primeiramente vai ajudar no planejamento. Os castanheiros vão ter noção daquilo que eles gastam, os ganhos, quanto que eles podem buscar de recurso. Essas ferramentas vão ser de extrema importância. Quem está na base está aguardando com ansiedade imensa esses produtos”.
Os desenvolvedores explicaram que o aplicativo foi pensado para funcionar na realidade da Amazônia, onde a conexão com a Internet é instável ou inexistente em alguns lugares. A ferramenta é leve e pode ser baixada rapidamente em telefones compatíveis, e funciona completamente off-line.
O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play. Acesse e baixe.