Novos produtos vão ajudar visitantes a entender a importância da conservação do Parque Nacional de Anavilhanas

Especialistas em interpretação do Serviço Florestal dos EUA (USFS) e do Centro de Gerenciamento de Áreas Protegidas da Universidade de Colorado, nos EIA, se reuniram em junho com funcionários do Parque Nacional de Anavilhanas para desenvolver produtos interpretativos para guias e operadores de barco. A necessidade de apoio para criar os materiais para uso dos que trabalham com turismo nas trilhas aquáticas do Parque foi identificada pelo Plano de Interpretação do Parque, desenvolvido com o apoio do PCBA.

O treinamento de dois dias foi voltado para processos e empoderamento e incluir uma reunião inicial com todos os envolvidos para a discussão de ideias e conceitos para o desenvolvimento de produtos. Nas semanas seguintes, a equipe se reuniu várias vezes com a equipe de gestão do Parque para discutir teoria e prática em relação à sinalização, conteúdos dos materiais e gestão de projetos. Também foram realizadas reuniões com artistas gráficos e gráficas. O Coordenador de Uso Público do Parque Nacional de Jaú, vizinho de Anavilhanas e integrante do Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro, também participou de algumas das sessões.

Entre os produtos escolhidos estão um mapa interpretativo em português e inglês, explicando a rica biodiversidade de Anavilhanas, com suas mais de 300 ilhas fluviais, 60 lagos e vários canais. A equipe também trabalhou em na sinalização de boas vindas do Parque para uso em Novo Airão (cidade mais próxima) e em duas bases ao longo da trilha fluvial mantidas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Quando implementados, estes produtos irão aprimorar a experiência dos turistas, adicionando valor e auxiliando no trabalho dos guias das comunidades locais. Além, é claro, de comunicar aos visitantes de forma consistente o valor e a importância da conservação. O ICMBio liderou o desenvolvimento dos produtos de interpretação do início ao fim.

O desenvolvimento e a implementação destes produtos vai tomar mais tempo, Planejamento e habilidades. Por isto, nos últimos três dias do projeto, a equipe trabalhou em um guia com o passo-a-passo para as próximas fases, incluindo especificações técnicas, orçamento detalhado, calendário de execução, tarefas e listas de verificação. Também foram trabalhados exemplos de minutas de contratos, dicas de como manter a organização e outras recomendações. Esta matriz de documentos vai ser uma ferramenta que permitirá aos funcionários do Parque continuar a trabalhar nos produtos e poderá ser adaptada projetos de interpretação em outras Unidades de Conservação. Os produtos devem ficar prontos no início de outubro de 2018.

O Parque Nacional de Anavilhanas, que também é um Sítio de Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco e parte da Reserva da Biosfera da Amazônia Central, é um sítio demonstrativa de desenvolvimento de boas práticas, interpretação e gestão de turistas do PCBA.