Destaque da equipe: Patrícia Benthien

Patrícia Benthien (agachada ao centro) durante visita
Como especialista na USAID/Brasil, Patrícia gerencia atividades relacionadas a conservação da biodiversidade, cadeias de valor e outros temas

Abril, 2023 –  Patrícia Benthien trabalha com parceiros dos setores público e privado para desenvolver e implementar estratégias inovadoras de conservação capazes de empoderar as comunidades. Essas estratégias também melhoram os meios de subsistência das pessoas ao alavancar recursos e aumentar seu acesso aos mercados. 

Patrícia sempre nutriu uma dupla paixão por conservação ambiental e por direitos humanos. Ela cresceu em Curitiba (PR), onde concluiu seu bacharelado em Relações Internacionais e seu mestrado em Sociologia, ambos na Universidade Federal do Paraná. Em seguida, obteve o título de doutora em Meio ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas. Ela trabalhou para a Embaixada da Noruega e para o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas antes de ingressar na USAID em 2018.

Quando Patrícia iniciou sua carreira na USAID/Brasil, a missão estava considerando novas formas de engajar o setor privado na conservação da biodiversidade na Amazônia. A Floresta Amazônica representa cerca de 60% do território brasileiro e abrange uma rica diversidade de plantas e animais. Também abriga um grande número de pessoas, que enfrentam uma série de desafios de desenvolvimento.

As complexidades e o isolamento da região levam a equívocos sobre o valor da Amazônia e a preconceitos contra as comunidades indígenas que ali vivem. “Infelizmente, é muito caro visitar a Amazônia para quem vive no Brasil”, diz Patrícia. “Muitos brasileiros nunca estiveram na região.” Ela reconhece que sua posição lhe dá uma oportunidade única de viajar, colaborar e ter contato próximo com comunidades locais e vulneráveis para ver, em primeira mão, os impactos do trabalho da missão da USAID na região. 

Patrícia faz parte do conselho de especialistas do Amazon Biodiversity Fund Brazil (ABF), um fundo privado de investimento de impacto lançado em 2019 pela Vox Capital e co-projetado com o apoio da USAID, da Alliance of Bioversity International e do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT). O fundo mobiliza investimentos de financiamento misto de longo prazo em startups locais sustentáveis que estejam trabalhando para gerar impactos positivos na biodiversidade e nas comunidades da Amazônia. 

Sua função no conselho inclui a avaliação dos impactos sobre a biodiversidade de possíveis investimentos e a elaboração de recomendações para possíveis negócios que o fundo pretenda contratar. Na qualidade de primeiro fundo do tipo na Amazônia brasileira, o ABF visa a fortalecer a autonomia das comunidades e empresas dependentes da floresta, criar mecanismos inovadores de pagamento por serviços ecossistêmicos, restaurar terras degradadas, reduzir as ameaças à floresta e incentivar práticas alternativas legais e sustentáveis, como, por exemplo, o uso de sistemas agroflorestais integrados.

A USAID forneceu uma garantia de empréstimo de 50% por meio da Corporação Financeira dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (US DFC) para ajudar a reduzir os riscos do fundo, além de uma doação de US$ 15 milhões para a Aliança Bioversity International e CIAT, que puderam, então, investir esse dinheiro no fundo para se tornarem seu principal investidor. O ABF já contratou cinco empresas, inclusive uma que promove produtos alimentícios da Amazônia e outra que produz plantas alimentícias não convencionais (PANCs) desidratadas, que são plantas comestíveis que normalmente não são consumidas ou consideradas produtos alimentícios. O fundo espera atingir um investimento total de US$ 250 milhões em 2023.

Na USAID, Patrícia gerencia todos os projetos de desenvolvimento territorial implementados no âmbito da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). Fundada em 2016, a PPA é uma plataforma de ação coletiva liderada pelo setor privado para desenvolver soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade e das florestas da Amazônia. Mais de 40 empresas nacionais e internacionais de diversos setores são membros da plataforma. A USAID catalisou a criação da PPA como parte da Parceria para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia e continua a fomentar parcerias, fornecer assessoria técnica e realizar avaliações de impacto de longo prazo.

A PPA visa a alavancar investimentos, compartilhar experiências e boas práticas e fomentar parcerias com empresas privadas que possam fornecer ideias inovadoras, tecnologia e investimentos para o desenvolvimento, a gestão territorial integrada e a conservação da região. Por meio de seu portfólio de iniciativas, a PPA está trabalhando para fortalecer o desenvolvimento territorial de paisagens-chave com alto valor de biodiversidade e acelerar startups relacionadas a uma série de cadeias de valor baseadas na biodiversidade, na moda sustentável e no processamento local de alimentos na Amazônia.

“Os povos tradicionais que vivem na Amazônia têm culturas ricas e diversas”, diz Patrícia, “e proteger seus territórios tradicionais, apoiar boas práticas sustentáveis e promover o bem-estar social é uma forma de alcançar a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e um futuro melhor.” Seu maior desejo é “ver a floresta em pé, com reconhecimento e respeito pelas pessoas que nela vivem”.