Projeto de qualificação busca fortalecer empreendimentos sociais em Juruti

Curso terá ciclos formativos e uma rodada de negócios

Maio, 2022 - Integrantes de organizações com atuação social em Juruti, município atendido pelo projeto Ingá, estão participando de um programa de capacitação visando fortalecer empreendimentos comunitários. A cada etapa são criados espaços de formação qualificada para as regiões dos Projetos de Assentamento Agroextrativista (PEAEX) do Curumucuri e de Prudente Monte Sinai, além da Área de Proteção Ambiental do Jará.  

O curso faz parte do "Formar Gestão, Programa de Formação Continuada para Empreendimentos Comunitários da Amazônia", implementado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

"A capacitação está gerando uma expectativa grande de resultado para que a gente desenvolva as atividades na zona rural. Já fazíamos o trabalho, mas faltava um conhecimento, que essas atividades vão fortalecer”, afirma Elienson Oliveira, coordenador do abatedouro de frango Vila Souza, que participa do projeto.

O Ingá - Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia é coordenado pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com investimentos da USAID/Brasil, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), da Alcoa e do Instituto Alcoa. Além do IEB, conta com parcerias do Instituto Vitória Régia (IVR) e Alliance Bioversity International/CIAT. 

Desde agosto de 2021, o projeto vem apoiando a formação de capital humano visando autonomia da gestão e liderança do território, além da proteção e conservação de florestas nativas com restauração de áreas degradadas (leia mais aqui). 

A iniciativa tem ainda o objetivo de fortalecer o empreendedorismo local e estruturar o observatório de indicadores de desenvolvimento sustentável, com foco na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Processo - Em 200 horas de formação, as capacitações incluem três ciclos formativos e uma rodada de negócios. Os alunos vão vivenciar técnicas que vão da gestão organizacional à comercialização. Cada ciclo tem duração de 40 horas. 

“O IEB construiu uma metodologia de formação, com ferramentas participativas e de construção do conhecimento, com vários autores envolvidos”, explica Marcelo Alves, analista socioambiental do IEB e responsável pelas oficinas.

A etapa final do Formar Gestão será entre os dias 28 e 30 de julho, quando acontece o tradicional festival das tribos de Juruti, chamado de “Festribal”. Incluirá a rodada de negócios, oferecendo oportunidade para todas as organizações participantes colocarem em exposição seus serviços e produtos à população. 

“Podemos contar com o IJUS e seus parceiros o ano todo. As capacitações reforçam a iniciativa e vão proporcionar, na semana do festival das tribos, a oportunidade de demonstrarmos todo nosso trabalho para o público", diz Damião Soares, presidente da Associação Atlética Real Juruti.

Mais informações sobre o Ingá no site do IJUS e da PPA.