Mulheres do Fogo: Brigadistas superam desafios e ocupam novos espaços

Mulheres indígenas durante treinamento para combate a incêndios - Foto: Andressa Anholete/USFS
Durante evento, participantes de vários países trocam experiências

Março, 2023 - Os desafios de conciliar o cuidado da casa e da família com o trabalho de brigadista, como avançar em espaços tradicionalmente ocupados por homens e a importância da capacitação estão entre as questões que permearam o webinário “Mulheres do Fogo na América do Sul”. O evento, promovido pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e pela USAID para marcar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, foi transmitido pela internet e reuniu brigadistas e especialistas do Brasil, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos. 

“Sabemos que é difícil, que é um grande desafio. Você pode ser mulher, engravidar, ter filhos pequenos, cuidar da casa, mas também tem seus sonhos. Quero apoiar as mulheres para que elas saibam o que podem fazer. Talvez não consigam fazer tudo na carreira naquele momento, mas vai chegar seu tempo”, relata Anna Henderson-Yarrow, especialista em Educação e Prevenção de Incêndios Florestais do USFS.

Mãe de dois filhos, um com 6 e outro com 9 anos, Anna começou a trabalhar como brigadista aos 18 anos. Contou sua experiência ao ser admitida no trabalho ainda quando estava grávida e como busca apoiar outras brigadistas. “Inspire outras mulheres que vão seguir depois de você”, completou a especialista.

Em sua segunda edição, o webinário é parte do Programa Fogo Regional da América do Sul, criado em 2020 em resposta ao aumento de incêndios florestais. Possibilita que brigadistas compartilhem experiência e conhecimento com especialistas entre os países.

“O programa foi desenvolvido porque muitos parceiros, especialmente da América do Sul e da Amazônia, estavam reportando incêndios florestais, que causam impacto nos recursos naturais. Agora, com escopo regional, é possível enfrentar os desafios com esforço unificado. A abordagem envolve compartilhamento de experiência e treinamento, fortalecendo a capacitação e a parceria com os países para prevenção, mitigação, gestão holística e recuperação depois do incêndio florestal”, explica Renee Jack, especialista em Manejo de Incêndios Florestais do USFS. Ela trabalha há mais de 19 anos na área, já tendo sido chefe de brigada e supervisora.

Especialista em Comunicação e Desenvolvimento da USAID/Brasil, Natália Lopez-Hurst, destacou o papel das mulheres na parceria. “Estamos comemorando a luta das mulheres pela igualdade de oportunidades e direitos. A USAID e o USFS estão comprometidos em derrubar as barreiras que evitem que as mulheres cheguem ao seu potencial máximo. O programa Fogo é um exemplo desse comprometimento feminino.”

Inspiração - Para Sonia Maria González Molina, do Serviço Nacional Florestal e de Fauna Silvestre do Peru, “o papel da comunicação é chave para dar visibilidade às mulheres”. “É inspirador ver essas mulheres de valor em pleno trabalho e com mensagens que nos animam a continuar, não só em temas de incêndios florestais como com seu papel delas na sociedade”, afirma.

A chefe do Núcleo de Emergências e Incêndios Florestais da Superintendência do Ibama em Pernambuco, Ana Virginia de Melo, que é instrutora do PrevFogo, falou do maior interesse das mulheres pela área. “A participação das mulheres tem aumentado, não na velocidade que gostaríamos, mas elas estão ocupando espaços que antes eram vistos como possíveis de serem realizados apenas pelos homens.”

Além de promover treinamentos e capacitações voltadas exclusivamente a mulheres e indígenas (leia mais aqui e aqui), o programa divulgou no ano passado o estudo técnico “Diversidade, Inclusão e Equidade de Gênero no Programa Manejo Florestal e Prevenção de Fogo no Brasil”, que apontou recomendações e caminhos colaborativos para aumentar a inclusão delas nas temáticas do fogo e das mudanças climáticas (conheça aqui).

No Brasil, a parceria do programa Fogo inclui o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).

Ouça o podcast NoFogo com a brigadista indígena voluntária Ana Shelley.