Monitoramento Participativo expande atividades na Floresta do Jamari

Equipes do IPÊ, ICMBio e outras organizações realizaram curso sobre o Protocolo Complementar para Monitoramento do Efeito da Exploração Madeireira sobre os mamíferos e aves da Floresta Nacional do Jamari em Itapuã do Oeste (Rondônia) nos dias 23 a 26 de julho.

A atividade faz parte do Programa de Monitoramento Participativo da Biodiversidade realizado pelo IPÊ em parceria com o programa MONITORA do ICMBio. Os protocolos são roteiros metodológicos utilizados para auxiliar o monitoramento da biodiversidade em Unidades de Conservação (UCs) da Amazônia. Neste caso, o curso promoveu conhecimentos sobre como monitorar mamíferos e aves. Essa é uma continuação das ações de monitoramento na Flona, que passa a aplicar, além dos protocolos básicos de monitoramento da biodiversidade (mamíferos de médio e grande porte, aves cinegéticas, borboletas frugívoras e plantas lenhosas) o protocolo complementar (local), com a instalação de armadilhas fotográficas nas áreas de conservação e concessão florestal. 

O curso teve 13 participantes dentre eles brigadistas, estudantes e profissionais empenhados na conservação desta unidade, além do ponto focal da Unidade de Conservação e da Equipe do IPÊ.

Leia mais no site do IPÊ.