Agentes Ambientais Memortumré e Apanjekrá participam de oficina

Capacitação é realizada após etapa de mapeamento participativo em Terras Indígenas

Outubro / Novembro, 2022 - Agentes Ambientais das Terras Indígenas (TIs) Kanela e Porquinhos – dos povos Apanjekrá e Memortumré – participaram da segunda Oficina de Qualificação de Mapeamentos e Sistematização de Informações Georeferenciadas. A capacitação foi realizada entre os dias 25 e 30 de setembro, no Centro Timbira de Ensino e Pesquisa Penxwyj Hempejxà, no município de Carolina, no estado do Maranhão.

A oficina aconteceu após a realização de mais uma etapa de mapeamento participativo nas duas Terras Indígenas. Desta vez, os materiais foram construídos voltados à qualificação dos mapeamentos e à produção de conteúdo para elaboração de publicações finais que trarão informações sobre essas regiões.

Todo esse trabalho foi realizado levando em conta a importância dos mapeamentos no trabalho de pesquisa e ação dos agentes ambientais pela conservação dos seus territórios e a defesa de seus direitos.

Os agentes ambientais também participaram de uma oficina de desenho, com ilustrações produzidas para mapas e publicações.

O processo de formação de agentes ambientais é uma das ações que compõem o eixo temático de Educação para a Gestão Socioambiental do Plano de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas Timbira, que vem sendo desenvolvido desde 1997.

No âmbito do projeto “Gestão Ambiental e Territorial Integrada de Terras Indígenas na Amazônia Oriental”, a implementação do PGTA Timbira nas TIs Kanela e Porquinhos prevê a formação dos Mentwajê Ambiental (que significa jovens defensores do meio ambiente) em instrumentos de gestão territorial e ambiental, além de atividades intermódulos que fazem parte do ciclo de capacitação.

O projeto “Gestão Ambiental” foi criado por meio de um acordo de cooperação entre a Parceria para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia (PCAB), da USAID/Brasil, e o Centro de Trabalho Indigenista (CTI). O projeto tem a participação do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), da organização Wyty-Catë das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins, da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA) e da Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão (AMIMA). 

Acompanhe as novidades sobre o projeto no site do CTI.