Manejo de pirarucu no Médio Juruá traz sucesso para a temporada de pesca

A temporada de pesca do pirarucu de 2019 foi um sucesso para as comunidades do Território Médio Juruá, no Amazonas. Realizada entre agosto e outubro, a atividade reuniu 37 comunidades da RDS Uacari e da Resex Médio Juruá,  da Terra Indígena Deni do rio Xeruã e do Acordo de Pesca de Carauari. No total, as mais de 280 famílias que participaram da pesca faturaram cerca de R$570 mil.

Neste ano, o número de famílias envolvidas aumentou em 29% - de 219 para 283. Também aumentou a quantidade de lagos monitorados, que passou de 72 para 85, ampliando também a contagem dos peixes: foram 14.327 em 2018 contra 21.653 em 2019.

“O manejo no Médio Juruá e a cadeia sustentável do pirarucu tiveram grandes avanços nesses últimos anos com a chegada de novos parceiros”, disse José da Silva Gomes, técnico em pesca da Associação de Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), entidade que coordena a pesca. “Em 2019, mais comunidades se interessaram e participaram das atividades, se mobilizando na questão de manejo de lagos, na proteção, na contagem e também já se organizando para a pesca”.

Além do aumento do engajamento das comunidades ribeirinhas, outro destaque de 2019 foi a melhora da estrutura para o manejo. O território já possui um barco com capacidade de 40 toneladas, com câmara fria e estrutura de beneficiamento e, em 2019, o tratamento da água para beneficiamento e transporte foi melhorada com a aquisição de dois filtros de água móveis.

 

2018

2019

30 comunidades

37 comunidades

219 famílias envolvidas em todas as etapas do manejo

283 famílias envolvidas em todas as etapas do manejo

72 ambientes monitorados

85 ambientes monitorados

14.327 pirarucus contados nos lagos

21.653 pirarucus contados nos lagos


O pirarucu é o maior peixe de escamas da Amazônia e um dos maiores peixes de água doce do mundo. A pesca predatória reduziu tanto os estoques que a pesca foi proibida e só é autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em projetos de manejo de pesca.

O manejo sustentável da espécie é essencial para sua conservação, pois antes de pescar, é necessário monitorar os lagos e fazer a contagem de peixes. O  projeto de manejo sustentável do pirarucu executado pela ASPROC, é tão bem sucedido que ano passado recebeu o Innovation Challenge do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) por seu trabalho para garantir o preço mínimo e pela criação da marca Gosto da Amazônia, desenvolvida com apoio do Serviço Florestal dos Estados Unidos.

O Programa Território Médio Juruá

O Programa Território Médio Juruá é uma iniciativa focada na região do Médio Juruá, no município de Carauari, no estado do Amazonas, financiada pela USAID, Natura e Coca-Cola Brasil, coordenada pela SITAWI, e em parceria com os membros do Fórum do Território do Médio Juruá. O objetivo do programa, que tem duração de 3 anos, é a conservação da biodiversidade, implementando um Plano de Desenvolvimento Territorial para a região, envolvendo uma ampla base de atores para ampliar a escala e o impacto das iniciativas de conservação e de desenvolvimento nas dimensões social, ambiental e econômica. Veja mais resultados sobre o Programa aqui.