Curso de formação discute desafios da preservação de territórios indígenas

Programa faz parte de projeto apoiado pela PCAB e desenvolvido pelo CTI

Agosto, 2022 - O direito à terra e os desafios da conservação dos territórios estão entre os temas do curso de formação de agentes ambientais realizado em julho no Centro Timbira de Ensino e Pesquisa Penxwyj Hempejxà, localizado no município de Carolina, ao sul do Estado do Maranhão. 

O programa de formação conta com a participação de cerca de 70 indígenas, entre homens, mulheres, jovens, lideranças e anciãos, representantes de seis povos Timbira. São eles: Apinajé, Gavião,Kanela Apanjekrá, Kanela Memortumré, Krahô e Krikati. Os principais focos do programa, voltado aos agentes ambientais indígenas, são a gestão e os usos dos territórios. 

O curso faz parte  das ações do projeto “Gestão Ambiental e Territorial Integrada de Terras Indígenas na Amazônia Oriental”, criado por meio de um acordo de cooperação entre a Parceria para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia (PCAB), da USAID/Brasil, e o Centro de Trabalho Indigenista (CTI). O projeto tem a participação do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), da organização Wyty-Catë das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins, da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA) e da Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão (AMIMA). 

“Esses encontros são uma oportunidade para um rico debate entre jovens, anciãos, mulheres de comunidades indígenas sobre o papel que eles desenvolvem na gestão e conservação de seus territórios. Durante o curso são apresentados vídeos, realizadas rodas de discussão, além da leitura de textos que resgatam o histórico das lutas desses povos”, afirma Pollyana Mendonça, responsável pelo monitoramento de projetos do CTI.   

Os povos Timbira chamam os agentes ambientais indígenas de Mentwajê Ambiental, que significa jovens defensores do meio ambiente

No mesmo contexto da parceria entre PCAB e CTI será realizada em setembro a 2ª Oficina de Qualificação de Mapeamentos e Sistematização de Informações Georreferenciadas para agentes ambientais Apanjekrá e Memorturmré. Essa iniciativa culminará em uma publicação sobre a gestão territorial e ambiental das Terras Indígenas (TIs) Porquinhos e Kanela. 

 Acompanhe as novidades sobre o projeto no site do CTI.